FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA

um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação docente, Interdisciplinaridade

Resumo

Esta pesquisa investigou evidências de formação interdisciplinar de um licenciando em Ciências da Natureza em situação de residência pedagógica, realizada em escola do interior da Bahia. Esse licenciando desenvolveu uma sequência didática com turma do Ensino Fundamental, trabalhando os conteúdos microrganismos, histórias em quadrinho e figuras de linguagem. Os dados foram produzidos a partir de anotações de observação, questionários, entrevista, plano didático, planos de aula, resumo da experiência e relatório do participante. Por meio de análise de conteúdo foi verificado que o licenciando apresentou diálogo entre as disciplinas na sequência didática com viés interdisciplinar, com a colaboração de especialistas. O Programa de Residência Pedagógica apresentou-se como espaço propí­cio para a construção e as implementações de atividades interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, UNIVASF

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Educação do Campo. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (2020). Mestra em Educação em Ciências (2016), Especialista em Educação do campo (2021), licenciada em Ciências Biológicas (2012) e bacharela em Ciências Biológicas-UFSM (2019)

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Soares Lemos Shaw, G., & Canabarro Drehmer-Marques, K. (2022). FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861