“PEDAGOGIA, ESTÁ PRESENTE?” “AUSENTE, PROFESSORA!”

os sentidos absentes de pedagogia nas políticas educacionais

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia, Políticas educacionais, Curso de Pedagogia, Trabalho Pedagógico

Resumo

Considerando-se estudos realizados, que apontaram a ausência de concepções de Pedagogia nas propostas de cursos de Pedagogia, sistematiza-se estudo, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos - AMS, cujo objetivo foi investigar a presença dessas concepções nas políticas atuais para o curso. Realizou-se análise documental, aplicando-se princípios da AMS e sistematizou-se sentidos que indicaram a ausência, imprecisão e, ainda, ênfase na Didática que, por sua vez, acaba sombreando a Pedagogia. Os significados relacionados ao “pedag” radical presentes nos textos das políticas para o Curso se repetem demais e são majoritariamente adjetivos, que não contribuem, por si só, para a composição de uma episteme para e no Curso no país. Em geral, há, nas políticas educacionais, uma ausência do sentido da Pedagogia que pudesse orientar uma proposta pedagógica para o Curso.

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Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, UFSM

Doutora em Educação

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2022-10-29

Como Citar

Soares Ferreira, L. (2022). “PEDAGOGIA, ESTÁ PRESENTE?” “AUSENTE, PROFESSORA!” : os sentidos absentes de pedagogia nas políticas educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4008