ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

novas práticas pedagógicas na formação do professor

Autores

  • Lucymara Carpim Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Patrícia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Rosilei Ferrarini Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Palavras-chave:

Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professores

Resumo

Objetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucymara Carpim, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Pós-Doutoranda em Educação (PUCPR). Docente do ensino superior (UNICURITIBA). Membro do Grupo de Pesquisa PRAPETC/PUCPR. 

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Pós-Doutora em Educação (Universidade do Porto- Portugal). Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa PRAPETEC/PUCPR.  

Rosilei Ferrarini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutoranda em Educação (PUCPR). Bolsista do Grupo de Pesquisa PRAPETEC\PUCPR. 

Downloads

Publicado

2022-07-11

Como Citar

Lucymara Carpim, Patrícia Lupion Torres, & Rosilei Ferrarini. (2022). ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070