ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE
novas práticas pedagógicas na formação do professor
Palavras-chave:
Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professoresResumo
Objetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade.