GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Gamificação, Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Ativas

Resumo

Metodologias Ativas de Aprendizagem são utilizadas desde épocas antigas. Muitas práticas docentes podem ser inseridas dentro dessa metodologia que prioriza o processo cuja proeminência está em incentivar o alunado a aprender de forma autônoma e participativa. Dentro das muitas metodologias ativas existentes, está a gamificação que para Zichermann (2014) é o processo de usar a lógica e a dinâmica dos games para envolver sujeitos na resolução dos mais variados problemas. Para este estudo, foi realizado uma oficina com atividades que proporcionaram o desenvolvimento de novas competências, conhecimentos e vivências. Na oficina, ferramentas como o Google Meet, Google Formulário, Google Sala de Aula, Kahoot, WhatsApp, Scratch e algumas do pacote MS Office 2020 foram utilizadas. Infere-se que práticas interdisciplinares apoiadas por tecnologias e metodologias que situe o aprendente no centro do processo ainda não se faz presente com a frequência desejada.

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Biografia do Autor

Marcos Sergio Carvalho Rebouças, Prefeitura Municipal de Icapuí

Agente de Controle Interno (Controladoria e Ouvidoria) da Prefeitura Municipal de Icapuí - Ceará.

Carla Katarina de Monteiro Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

Diogo Pereira Bezerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no IFRN Campus Mossoró.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Rebouças, M. S. C. ., Marques, C. K. de M. ., & Bezerra, D. P. . (2023). GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4402

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil