EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERDISCIPLINARIDADE E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

formação docente em Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930398413

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Pessoa com deficiência, Interdisciplinaridade educativa, Aprendizagem Significativa, Formação e aperfeiçoamento

Resumo

Devemos oportunizar que professores atuantes na Educação Básica e formadores de professores vivenciem formação inicial e em serviço que facilite consolidar saberes e constituir identidades profissionais. Dentre os saberes necessários, estão os referentes à Educação Inclusiva (EI), Interdisciplinaridade e Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Assim, partimos da questão: como relacionar tais referenciais, evidenciando pontos em comum enriquecedores do campo teórico epistemológico e da formação de professores de Biologia? Objetivamos propor e discutir relações convergentes entre EI, Interdisciplinaridade e TAS, construtivas do ponto de vista teórico epistemológico e potenciais para embasar formação reflexiva em Biologia. Realizamos um estudo, analisando à luz dos três referenciais, os seguintes pontos: concepção de conhecimento, objetivo do ensino, noções de aprendizagem, influência do contexto e papel dos professores. Percebemos que existe complementaridade e as discussões se tornam mais ricas e completas por meio desta articulação.

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Biografia do Autor

Suelen Aparecida Felicetti, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão - SMEC/FB

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formadora de professores e pesquisadora na Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão/PR. 

Irinéa de Lourdes Batista, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo/ Université Paris VII, pós-doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Massachusetts Institute of Technologie (MIT). Professora Associada no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado) em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM).

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Felicetti, S. A., & Batista, I. de L. (2023). EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERDISCIPLINARIDADE E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: formação docente em Biologia . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930398413