ENSINO DE CIÊNCIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930481495

Palavras-chave:

Ciências; Tecnologias; Ensino; Educação especial

Resumo

Esse estudo tem como objetivo compreender o processo formativo e o trabalho realizado por quatro professoras do atendimento educacional especializado (AEE) no ensino de conceitos de ciências da natureza por meio das tecnologias educacionais. Trata-se de um estudo de caso, com natureza qualitativa e do tipo exploratória. A partir dos dados coletados por meio de uma entrevista semiestruturada foi realizada uma análise textual do discurso (ATD). Concluiu-se ao final dessa pesquisa que os professores do AEE ensinam conteúdos de Ciências por meio das tecnologias educacionais utilizando-se de sites para ter acesso a jogos, livros, músicas e documentários, relacionando-os com a vida cotidiana dos alunos. Os mesmos afirmam que os recursos tecnológicos quando utilizados com intencionalidade pedagógica facilitam o processo de ensino pois: são mais atrativos, estimula o autodidatismo e promovem inovação no ensino e possibilitam acessibilidade para todas as crianças.

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Biografia do Autor

Marcio Matoso de Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do ceará (IFCE)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) do polo IFCE. Faz parte da Rede de educação Matemática Nordeste (REM-NE). Graduado em Pedagogia (UFC), em Letras (FAIARA), em Agronomia interrompida (UFERSA).  Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Francisco Vilar Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente é coordenador pedagógico da Prefeitura Municipal de Sobral. Membro do Grupo de extensão GEPENCI na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. 

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Matoso de Pontes, M., Vilar Vasconcelos, F., & da Silva Barroso, M. C. . (2023). ENSINO DE CIÊNCIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930481495