PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930549567

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida, Educação básica, Ciências da Natureza

Resumo

O presente estudo apresenta as percepções de alunos sobre o uso da Sala de Aula Invertida (SAI) para o ensino de Ciências e Química. A pesquisa apresenta caráter quantitativo e qualitativo e foi realizada em duas escolas do Piauí. Houve a aplicação da metodologia durante as aulas e, após, um questionário foi utilizado para receber as percepções dos estudantes. Verificou-se um bom índice de aceitação do método pelos alunos dos anos finais da educação básica (disciplina de química) que vivenciaram o uso da metodologia pela primeira vez. Por outro lado, observou-se desmotivação e não aceitação do método por alunos dos anos iniciais (disciplina de ciências) que já haviam vivenciado o uso da metodologia em sala de aula. Portanto, é preciso que estratégias sejam adotadas a fim de motivar alunos para que eles possam se sentir atraídos pelo uso de metodologias diferentes e desenvolvam novas habilidades e competências.

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Biografia do Autor

Jailson de Araújo Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFPI). Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFPI). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor conteudista UAB - UFMA. 

Marciele Gomes Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestrado em Química pela UFU. Licenciatura em Química pelo IFPI. Atualmente  ministra aulas no CEEP Rural Deputado Ribeiro Magalhães em turmas de Ensino Médio na modalidade alternância e PROEJA.

Lilian Amaral de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Doutora em Química (UFMG). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

de Araújo Santos, J. ., Gomes Rodrigues, M. ., & Amaral de Carvalho, L. . (2023). PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930549567