PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023930549567Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida, Educação básica, Ciências da NaturezaResumo
O presente estudo apresenta as percepções de alunos sobre o uso da Sala de Aula Invertida (SAI) para o ensino de Ciências e Química. A pesquisa apresenta caráter quantitativo e qualitativo e foi realizada em duas escolas do Piauí. Houve a aplicação da metodologia durante as aulas e, após, um questionário foi utilizado para receber as percepções dos estudantes. Verificou-se um bom índice de aceitação do método pelos alunos dos anos finais da educação básica (disciplina de química) que vivenciaram o uso da metodologia pela primeira vez. Por outro lado, observou-se desmotivação e não aceitação do método por alunos dos anos iniciais (disciplina de ciências) que já haviam vivenciado o uso da metodologia em sala de aula. Portanto, é preciso que estratégias sejam adotadas a fim de motivar alunos para que eles possam se sentir atraídos pelo uso de metodologias diferentes e desenvolvam novas habilidades e competências.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. G. S. B.; JESUS, L. A. F.; FERRETE, R. B.; SANTOS, R. M. A Sala de aula invertida como alternativa inovadora para a educação básica. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 8, n. 2, p. 4-22, 2019.
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ALVES, A. S. S. A aula invertida na escola de Formação Judiciária do TJDFT: contribuições e desafios na formação de servidores. 2020. Monografia – (Trabalho de conclusão de curso) – Escola nacional de Administração Pública.
BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F. Ensino híbrido: aspectos teóricos e análise de duas experiências pedagógicas com sala de aula invertida. Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 2, p. 60-75, 2019.
BENEVIDES, V. L.; AMORIM NETO, A. C.; SOUZA, M. R. C. Sala de aula investida: a análise de uma experiência no Ensino Médio. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 63265-63283, 2021.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Sala de aula invertida: recomendações e tecnologias digitais para sua implementação na educação. Revista Novas tecnologias na Educação, v. 17, n. 2, p. 11-21, 2019.
BUENO, M. B. T.; RODRIGUES, E. R.; MOREIRA, M. I. G. O modelo da sala de aula invertida: uma estratégia ativa para o ensino presencial e remoto. Revista Educar mais, v. 5, n. 3, p. 662-684, 2021.
CONSERVA, D. P.; COSTA, M. A. M. O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida: um relato de experiência didática. Educação Temática Digital, v. 22, n. 1, p. 234-252, 2020.
COSTA, N. M. L.; BOLDRIN, K. S. O método de aula investida: uma revisão de literatura sobre pesquisas brasileiras em formação docente e ensino de Ciências. Rev. Ens. Educ. Cien. Human., v. 21, n. 4, p. 402-408, 2020.
DZIADZIO, S. J.; FERREIRA, C. R. Sala de aula invertida: caracterização e reflexões das três etapas do método no ensino de Matemática. RPEM, v. 9, n. 20, p. 411-425, 2020.
ELIAS, M. A.; GONÇALO, E. C. Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de Biologia. Revista Sítio Novo, v. 4, n. 4, p. 156-168, 2020.
EVANGELISTA, A. M.; SALES, G. L. A sala de aula investida (flipped classroom) e as possibilidades de uso da plataforma professor online no domínio das escolas públicas estaduais do Ceará. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 566-583, 2018.
FABBRO, M. T.; SANTOS, L. P. S. Inovando na prática pedagógica com uma sala de aula investida, atrativa e criativa na disciplina de Físico-Química Experimental. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10302-10312, 2021.
FEITOSA, R. R. Sala de aula invertida para ensinar citologia no ensino médio: experiência em uma escola pública Cearense. TICs & EAD em Foco, v. 8, n. 1, p. 111-123, 2022.
FIELD’S, K. A. P.; RIBEIRO, K. D. F.; SOUZA, R. A. Utilização de metodologias ativas apoiadas em tecnologias digitais para o ensino médio de Química: um relato de experiência. REAMEC, v. 9, n. 2, 2021.
FREITAS, A. G. O.; BENDER, C. R.; IRALA, V. B.; SANTOS, G. C.; CHAVES, W. S.; MINHOS, M. R. Sala de aula invertida: percepções docentes e discentes a partir de um relato de experiências das aulas de tópicos em Química na pós-graduação. RBECM, v. 4, n. 1, p. 458-481, 2021.
GAMA, R. S.; ANDRADE, J. S.; SANTANA, E. J.; SOUZA, J. G. S.; SANTANA, E.M. Metodologias para o ensino de Química: o tradicionalismo do ensino disciplinador e a necessidade de implementação de metodologias ativas. Scientia Naturalis, v. 3 n. 2, p. 898-911, 2021.
GOULART, I. C. V. Entre o ensinar e o aprender: reflexões sobre as práticas de leitura e a atuação do docente no processo de alfabetização. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, v.4, n.8, p. 23-35, jul-dez. 2010.
LEMES, L. R. C. L.; DOMINGUES, L. A. D. Metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino médio integrado à educação profissional. Cadernos de Educação Básica, v. 7, n. 2, p. 1-23, 2022.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MARQUES, B. S. L.; BARBOSA, N. M. Sala de aula invertida adaptada ao ensino remoto: uma proposta de ensino híbrido aplicado à análise combinatória. Boletim Online de Educação Matemática, v. 9, n. 18, p. 122-142, 2021.
MARTINS, O. A. S.; SILVA, M. R.; ALMEIDA, V. S. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa na aprendizagem. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-5, 2021.
MORAN, J. M.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NASCIMENTO, F. G. M.; ROSA, J. V. A. Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de Química em tempos de pandemia. Braz. J. of Develop, v. 6, n. 6, p. 38513-38525, 2020.
OLIVEIRA, M. B.; SILVA, L. C. T.; CANAZARO, J. V.; CARVALHIDO, M. L. L.; SOUZA, R. R. C. D.; BUSSADE NETO, J.; RANGEL, D. R.; PELEGRINI, J. F. M. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 918-932, 2021.
PEREIRA, F. A. V.; VALEGA, F.; COLOMBO, K. Otimizando o tempo em sala de aula: uso de vídeos como estratégias de sala de aula invertida integrada a outras metodologias ativas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 39, p. 204-214, 2020.
PEREIRA, B. G.; SILVA, L. S.; MELO, M. L. B. Uma proposta de sala de aula invertida na educação superior. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 50, p. 271-279, 2021.
PESSOA, G. P.; COSTA, F. J. A flipped classroom no ensino de Ciências e Biologia: uma articulação com o ensino de Ciências por investigação. Tecnia, v. 4, n. 2, p. 208-225, 2019.
ROVERI, C. D.; XAVIER, A. R. C. Comparação do uso da sala de aula invertida em período de ensino presencial e remoto na unidade curricular de pesquisa mineral. EducEAD, v. 2, n. 1, p. 57-73, 2022.
SANTO, E. E.; COLVARA, J. S. Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1, p. 1-19, 2019.
SALDANHA, A. A.; SALDANHA, M. A. Sala de aula invertida: estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 54700-54704, 2021.
SILVA, B. R. F.; SILVA NETO, S. L.; LEITE, B. S. Sala de aula invertida no ensino de Química Orgânica: um estudo de caso. Quím. Nova, v. 44, n. 4, p. 493-501, 2021.
SILVA, B. R. T. A sala de aula invertida (SAI): uma experiência com o ensino de Química para a 1ª série do ensino médio em uma escola da rede particular. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 538-551, 2021.
SILVA, C. M. B. A influência da sala de aula invertida na motivação para a aprendizagem em física. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (V CONAPESC). Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, ISSN: 2525-6696, 2020.
SILVA, C. M. B. Invertendo a sala de aula por meio das metodologias ativas de aprendizagem. Anais do VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (VI CONAPESC). Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, Ebook ISBN: 978-65-86901-44-3.
SILVA, I. F.; FELÍCIO, C. M.; TEODORO, P. V. Sala de aula investida e tecnologias digitais: possibilidade didática para o ensino de Ciências em uma proposta de metodologia ativa. RIAEE, v. 17, n. 2, p. 1387-1401, 2022.
SILVEIRA JUNIOR, C. R. Sala de aula invertida: por onde começar? Instituto Federal de Goiás. Caderno de pós-graduação, IFG, Goiás, nov. 2020.
SOUSA, L. O. Aula invertida, investigação científica e aprendizagem baseada em projetos em tempo de ensino remoto. CAMINE, v. 13, n. 2, p. 162-177, 2021.
SOUSA, E. N. G. Sala de aula invertida: um método para o ensino híbrido nos anos finais do ensino fundamental no município de São Luís Gonzaga do Maranhão – Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus.
SCHEUNEMANN, C. M. B.; LOPES, P. T. C. Hipertextos digitais para a pré-aula na sala de aula invertida: uma investigação na disciplina de Anatomia Humana. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais... 2021.
SCHMITZ, E. X. S. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
YONEDA, J. D.; HUGUENIN, J. A. O. Sala de aula invertida no ensino remoto de Química Geral. Rev. Docência Ens. Sup., v. 11, p. 1-23, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jailson de Araújo Santos, Marciele Gomes Rodrigues, Lilian Amaral de Carvalho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.