A AULA LITERATURA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
aplicação de uma sequência didática
Palavras-chave:
Trabalho. Literatura. EPT.Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada “O estudo do poema morte e vida severina a partir da perspectiva do trabalho”. Foi aplicada uma sequência didática (SD) nas aulas de Literatura, à alunos da Terceira Série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Como resultados, observou-se que os alunos mudaram suas visões sobre a busca por trabalho, realizando uma reflexão sobre o passado e o presente. Conclui-se que é importante relacionar os conteúdos escolares da EPT com as problemáticas mais atuais sobre o mundo do trabalho, para formar alunos mais reflexivos e preparados para o mercado profissional.
Downloads
Referências
ALVES, Paula de Sousa. O sentido da morte no poema “Morte e Vida Severina”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4864/1/PDF%20-%20Paula%20de%20Sousa%20Alves.pdf Acesso em: 3 set. 2020.
CABERLIN, Rosângela Alves; LEONARDO, Devalcir. Uma leitura do migrante Morte e vida Severina: suas relações intertextuais. Cadernos PDE, v. 1, Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-campomourao_port_artigo_rosangela_alves_caberlin.pdf Acesso em: 12 jun. 2020.
CARVALHO, Francisco Israel de. O auto da morte e da vida: a escrita barroca de João Cabral de Melo Neto. 148f. Dissertação (mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16184/1/FranciscoIC_DISSERT.pdf Acesso em: 11 jun. 2020.
CIAVATTA, Maria A. O trabalho como princípio educativo - Uma investigação teórico-metodológica (1930-1960). Rio de Janeiro: PUC-RJ, (Tese de Doutorado em Educação), 1990.
CORRÊA, Ana Laura dos Reis [et al]. As fraturas da modernização em Morte e vida Severina. Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, n. 17, ano 13, 2004.
FALCÃO, Miguel. Morte e vida Severina. Recife: Fundaj: Editora Massangana, 2009. 42 p. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publications/1402921167454.pdf Acesso em: 25 set. 2019.
GALVE, Fernanda Rodrigues. Ser(tão) Severino: memórias poéticas de João Cabral de Melo Neto (1950-1960). 188 f. Dissertação (mestrado em História Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/12977/1/HIS%20-%20Fernanda%20R%20Galve.pdf Acesso em: 17 jun. 2020.
LEITE; Hosana Maria Nogueira; MASSENA, Talita de Souza; VIEIRA, Rosane Vieira. Era uma vez um instituto federal de formação humana e profissional no sertão pernambucano... qual o papel da literatura nessa história? In: Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 4, 2017, Petrolina. Anais [...]. Petrolina: Instituto Federal do Sertão Pernambucano, 2017, p. 1-11. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID514_09032017112723.pdf Acesso em: 23 set. 2019.
MARCA, Maurício Machado. Relação de trabalho. 2009. 163 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pró Reitoria de Graduação e Pesquisa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2009. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/1009/Dissertacao%20Maur%c3%adcio%20Machado%20Marca.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 10 jun. 2020.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. Recife: Fundaj: Editora Massangana, 2009. 42 p. Edição em quadrinhos realizada por Miguel Falcão. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publications/1402921167454.pdf Acesso em: 12 set. 2019.
NEVES, Diana Rebello [et al]. Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library. v. 16, nº 2, Rio de Janeiro: Caderno EBAPE.BR, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n2/1679-3951-cebape-16-02-318.pdf Acesso em: 8 jun. 2020.
NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Informação, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação à Distância - NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.
ROCHA, Rosaly Justiniano de Souza; CABRAL, José Pedro Cabrera. Aspectos históricos da questão agrária no Brasil. Revista Produção Acadêmica, Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários/NURBA, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: http://betas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/download/2963/9286/ Acesso em: 15 jun. 2020.
RODRIGUES, Julyana Cosme; FREITAS FILHO, João R. de; FREITAS, Queila Patrícia da Silva Barbosa de. Elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a química dos cosméticos. Experiências em Ensino de Ciências v.13, No.1, 2018. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID467/v13_n1_a2018.pdf Acesso em: 8 jun. 2020.
ZANETI, Josiane de Cássia. Morte e vida Severina: proposta interdisciplinar de ensino. Revista Espaço Acadêmico, n 160, 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23982/13515. Acesso em: 2 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sra. , Sr. (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.