A AULA LITERATURA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

aplicação de uma sequência didática

Autores

Palavras-chave:

Trabalho. Literatura. EPT.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada “O estudo do poema morte e vida severina a partir da perspectiva do trabalho”. Foi aplicada uma sequência didática (SD) nas aulas de Literatura, à alunos da Terceira Série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Como resultados, observou-se que os alunos mudaram suas visões sobre a busca por trabalho, realizando uma reflexão sobre o passado e o presente. Conclui-se que é importante relacionar os conteúdos escolares da EPT com as problemáticas mais atuais sobre o mundo do trabalho, para formar alunos mais reflexivos e preparados para o mercado profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melody Harmony Bezerra da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduada em História Licenciatura (UERN), Especialista em Educação (UERN), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN).

Giann Mendes Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERNUERN

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Metodologia do ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela UECE.

Referências

ALVES, Paula de Sousa. O sentido da morte no poema “Morte e Vida Severina”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4864/1/PDF%20-%20Paula%20de%20Sousa%20Alves.pdf Acesso em: 3 set. 2020.

CABERLIN, Rosângela Alves; LEONARDO, Devalcir. Uma leitura do migrante Morte e vida Severina: suas relações intertextuais. Cadernos PDE, v. 1, Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-campomourao_port_artigo_rosangela_alves_caberlin.pdf Acesso em: 12 jun. 2020.

CARVALHO, Francisco Israel de. O auto da morte e da vida: a escrita barroca de João Cabral de Melo Neto. 148f. Dissertação (mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16184/1/FranciscoIC_DISSERT.pdf Acesso em: 11 jun. 2020.

CIAVATTA, Maria A. O trabalho como princípio educativo - Uma investigação teórico-metodológica (1930-1960). Rio de Janeiro: PUC-RJ, (Tese de Doutorado em Educação), 1990.

CORRÊA, Ana Laura dos Reis [et al]. As fraturas da modernização em Morte e vida Severina. Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, n. 17, ano 13, 2004.

FALCÃO, Miguel. Morte e vida Severina. Recife: Fundaj: Editora Massangana, 2009. 42 p. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publications/1402921167454.pdf Acesso em: 25 set. 2019.

GALVE, Fernanda Rodrigues. Ser(tão) Severino: memórias poéticas de João Cabral de Melo Neto (1950-1960). 188 f. Dissertação (mestrado em História Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/12977/1/HIS%20-%20Fernanda%20R%20Galve.pdf Acesso em: 17 jun. 2020.

LEITE; Hosana Maria Nogueira; MASSENA, Talita de Souza; VIEIRA, Rosane Vieira. Era uma vez um instituto federal de formação humana e profissional no sertão pernambucano... qual o papel da literatura nessa história? In: Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 4, 2017, Petrolina. Anais [...]. Petrolina: Instituto Federal do Sertão Pernambucano, 2017, p. 1-11. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID514_09032017112723.pdf Acesso em: 23 set. 2019.

MARCA, Maurício Machado. Relação de trabalho. 2009. 163 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pró Reitoria de Graduação e Pesquisa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2009. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/1009/Dissertacao%20Maur%c3%adcio%20Machado%20Marca.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 10 jun. 2020.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. Recife: Fundaj: Editora Massangana, 2009. 42 p. Edição em quadrinhos realizada por Miguel Falcão. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publications/1402921167454.pdf Acesso em: 12 set. 2019.

NEVES, Diana Rebello [et al]. Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library. v. 16, nº 2, Rio de Janeiro: Caderno EBAPE.BR, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n2/1679-3951-cebape-16-02-318.pdf Acesso em: 8 jun. 2020.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Informação, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação à Distância - NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

ROCHA, Rosaly Justiniano de Souza; CABRAL, José Pedro Cabrera. Aspectos históricos da questão agrária no Brasil. Revista Produção Acadêmica, Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários/NURBA, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: http://betas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/download/2963/9286/ Acesso em: 15 jun. 2020.

RODRIGUES, Julyana Cosme; FREITAS FILHO, João R. de; FREITAS, Queila Patrícia da Silva Barbosa de. Elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a química dos cosméticos. Experiências em Ensino de Ciências v.13, No.1, 2018. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID467/v13_n1_a2018.pdf Acesso em: 8 jun. 2020.

ZANETI, Josiane de Cássia. Morte e vida Severina: proposta interdisciplinar de ensino. Revista Espaço Acadêmico, n 160, 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23982/13515. Acesso em: 2 set. 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Bezerra da Costa, M. H., & Ribeiro, G. M. (2023). A AULA LITERATURA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: aplicação de uma sequência didática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4779

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil