O GINÁSIO ESTADUAL DE FLORAÍ/PARANÁ E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023930533548Palavras-chave:
Educação; História da Educação; Instituições EscolaresResumo
Neste artigo, apresentamos a história da implantação do Ginásio Estadual de Floraí – no estado do Paraná –, em 1959, e o processo histórico de formação da cidade. O município, que tinha menos de cinco anos de emancipação política quando a escola foi estabelecida, teve nessa uma aliada, na solidificação da estratificação social. A maior parte da população vivia ainda na zona rural e não havia transporte escolar para que as crianças pudessem chegar à cidade e a escola. A implantação de escolas fazia parte do plano de (re)ocupação dos espaços chamados “vazios”, os quais deveriam ser preenchidos para que pudessem ser produtivos economicamente. Assim, iniciou-se o maior ciclo de migração para o Norte/Noroeste do Paraná, com vendas de terras por companhias privadas alinhadas ao governo, as quais colonizaram ou recolonizaram regiões ainda não anexadas pela exploração capitalista no estado.
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