IMPLICAÇÕES DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930447467

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Reforma do ensino médio, Currículo.

Resumo

A contrarreforma educacional em curso objetiva reorganizar os currículos e direciona a educação brasileira para determinado sentido e finalidade capitaneados pelo empresariado do país e pelos organismos internacionais. Partindo do questionamento sobre os principais efeitos que a atual contrarreforma  educacional possa reverberar na educação profissional e tecnológica brasileira, esta pesquisa qualitativa bibliográfica e documental objetiva identificar e analisar os efeitos dessa contrarreforma na estruturação, organização e finalidade da EPT. Dentre os resultados parciais, podemos afirmar que a implementação da recente contrarreforma recupera a dualidade e a fragmentação do ensino médio, objetivadas por reformas anteriores e, fundamentalmente na EPT, desmonta o ideário da formação humana integral através da: ressignificação, hibridismo e esvaziamento de conceitos importantes para a defesa dessa modalidade; a educação para o empreendedorismo e a precarização da formação docente ao permitir o notório saber.

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Biografia do Autor

Fabrício de Sousa Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutor em Ciências Sociais pela UFRN. Mestre em Educação pela UFC. Graduado em Ciências Sociais pela UVA. Docente EBTT de Sociologia do IFMA e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. 

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

de Sousa Sampaio, F. (2023). IMPLICAÇÕES DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930447467