PLANEJAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

narrativas docentes sobre o currículo inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930468480

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Inclusão, Planejamento

Resumo

A Educação Física Escolar ainda possui muitos desafios de legitimação na escola, dos quais a construção de um planejamento inclusivo é objeto deste estudo. O objetivo foi analisar as relações que a construção do planejamento pedagógico das aulas de Educação Física estabelece com a estrutura física, o material pedagógico, as propostas curriculares e o desenvolvimento curricular nacional e local. É uma pesquisa quanti-qualitativa que investigou 11 professore(a)s em 09 escolas de Teresina-PI. A Análise de Conteúdo Categorial das narrativas docentes fundamentou a construção de quatro categorias e a conclusão de que mesmo diante das dificuldades como a escassez de materiais pedagógicos e a insuficiente estrutura física, a cultura do planejamento inclusivo vem crescendo, fato que tem resultado em ações pedagógicas com aulas mais significativas na vida dos escolares e estratégias são elaboradas para tornar as atividades corporais mais inclusivas.

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Biografia do Autor

Gilianne dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. 

Beatriz Lima de Araújo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. 

Fábio Soares da Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí e Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física - PROEF (UESPI/UNESP). Líder do OBCORPO - Observatório do Corpo: mídia, educação e movimento.  

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Carvalho, G. dos S. ., Araújo, B. L. de ., & Costa, F. S. da. (2023). PLANEJAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR : narrativas docentes sobre o currículo inclusivo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930468480