O PROTAGONISMO NEGRO NA LEITURA INFANTIL(?): resultados de pesquisas

Autores

  • Debora Cristina de Araujo
  • Jucimara Gomes da Silva
  • Rejane Georgina Pott Ferrando

Palavras-chave:

Protagonismo negro, Literatura infantil, Pesquisas, Diversidade étnico-racial

Resumo

Considerando a literatura como um importante artefato cultural para a formação da
visão de mundo da criança, torna-se necessário discutir como a literatura voltada para
o público infantil tem se preocupado em tematizar a diversidade étnico-racial,
sobretudo acerca de grupos humanos historicamente subalternizados na sociedade
brasileira, como negros e indígenas. A partir dessa constatação, o presente artigo tem
como objetivo dar visibilidade ao protagonismo negro na literatura infantil e investigar
como tal protagonismo podem estar produzindo elementos que convergem para
representações indetitárias positivas ou negativas. Trata-se da compilação das análises e
resultados de duas pesquisas desenvolvidas em 2014 e 2015. Por meio da análise
bibliográfica de seis livros ao todo, constatou-se que se de um lado houve um aumento
na qualidade das obras mais recentes, por outro, um dos livros mais referenciados no
trabalho de mediação da leitura com protagonista negra reitera estereótipos raciais.

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

Debora Cristina de Araujo, Jucimara Gomes da Silva, & Rejane Georgina Pott Ferrando. (2023). O PROTAGONISMO NEGRO NA LEITURA INFANTIL(?): resultados de pesquisas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(8). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4916