AGENCIAMENTO ECONÔMICO-ADMINISTRATIVO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930496517

Palavras-chave:

Educação do campo; Trabalho; Organismo multilaterais; Desenvolvimento sustentável.

Resumo

Este artigo apresenta um exame dos programas e projetos educacionais do campo no Vale do Juruá-Acre, verificando suas articulações com a agenda global dos organismos multilaterais e seus reflexos sobre a pobreza. Tendo como base a análise dialética, a pesquisa articula concepções teóricas e análise documental, pelo enfoque de natureza qualitativa. Na pesquisa, identificou-se a preponderância da dimensão econômico-administrativa, tanto nos aparelhos e organismos estatais quanto no discurso de desenvolvimento sustentável, em que a base de exploração do trabalho captura o modo de vida dos povos da floresta, produzindo simbólica e materialmente a impressão de melhoria de qualidade de vida, enquanto a própria natureza filosófica da escola é remodelada para o interesse de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutor em Educação (UFAM). Docente do Instituto Federal do Acre (IFAC) – Campus Cruzeiro do Sul. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (NITEPES).

Downloads

Publicado

2023-08-19

Como Citar

de Lima Nicácio, M. (2023). AGENCIAMENTO ECONÔMICO-ADMINISTRATIVO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO ACRE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930496517