CENTROS ESTADUAIS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO RURAL

vivências e diálogos com a produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930518532

Palavras-chave:

Educação do Campo, Práxis pedagógica, Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo dialoga com a produção de conhecimento acumulado sobre os Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (CEIERs) do estado do Espírito Santo e com nossas vivências para problematizarmos a historicidade e a práxis pedagógica desses Centros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que buscou dissertações e teses que versam sobre os CEIERs como lócus e/ou objeto de pesquisa e que trazem algum tipo de reflexão com interface pedagógica. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT e no Google Acadêmico. Como resultado, reforçou-se que os CEIERs realizam um trabalho pedagógico diferenciado, relevante e de grande impacto para as comunidades camponesas e que embora o número de estudos acumulados sobre essas instituições tenha crescido na última década, em proporção maior, muitos desafios têm se acumulado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-doutor na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen, na Alemanha (UNISIEGEN). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

ABREU, Silvia Helena Pesente de. Centro Integrado de Educação Rural - CIER: Contribuições e desafios no processo de transformação social. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 1996.

ALVES, João Batista Pereira. A educação profissional técnica integrada ao ensino médio nos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (CEIERS) do Espírito Santo: a práxis pedagógica orientada pela relação trabalho, ciência e cultura do campo. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2017. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/14821/1/Tese_Joao%20Batista%20Pereira%20Alves.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 21 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394/ 1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 maio 2023.

BRITO, Francielly Vieira de. Produção de vídeos como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na educação do campo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2020. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/6137/2/2020%20-%20Francielly%20Vieira%20de%20Brito.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete et all. (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

CRUZ, Edimar Almeida da. Uso da plataforma moodle como metodologia suplementar ao ensino e aprendizagem - estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca - Espírito Santo. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2546/2/2017%20-%20Edimar%20Almeida%20da%20Cruz.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

FERNANDES, Fabrício Darley Paixão. O uso de tecnologias de informação e comunicação como estratégia de ensino e integração na disciplina de zootecnia: estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural, Águia Branca/Espírito Santo. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2015. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/3207/2/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

FOERSTE, Erineu et all. Educação do campo como práxis da pesquisa. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; FOERSTE, Erineu; GERKE, Janinha. Metodologias da Pesquisa e da Formação na Educação do Campo. Curitiba: Appris, 2023.

FORNAZIER, Angélica. Práticas sustentáveis agropecuárias no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – Espírito Santo: formação de multiplicadores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2022. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/5711/2/2022%20-%20Ang%c3%a9lica%20Fornazier.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

FURTADO, Natália de Souza. Análise do estágio curricular supervisionado como prática educativa no curso técnico em agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2480/2/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

JADEJISKI, Rainei Rodrigues. Os desdobramentos da educação ambiental a partir do estudo dos temas geradores no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/ES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2019. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/5119/2/2019%20-%20Rainei%20Rodrigues%20%20Jadejiski.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

JESUS, José Pacheco de. A práxis pedagógica no Centro Estadual Integrado de Educação Rural: um estudo em educação do campo e agricultura familiar em Vila Pavão/ES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/2336/1/tese_6262_JOS%C3%89%20PACHECO%20DE%20JESUS.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

LOURENÇO, Everaldo. Apresentação. In: CIER’s: uma experiência interdisciplinar [cartilha]. JACOB, Jorge Kuster; PILON, Paulo; COSTA, Sandra Martins. Espírito Santo – Brasil: 1998.

MOLINA, Monica Constagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. In: MOLINA, Monica Constagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu (orgs). Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr., 2011. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3072/2807. Acesso em: 21 maio 2023.

NETO, Alexandre Rocha. Educação do Campo, Educação Física e Atletismo: Ação Coletiva no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Boa Esperança (CEIER). Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus/ES, 2018.

OLIVEIRA, Maria Madalena Poleto. Novas tecnologias e educação do campo: Os discursos verbo-visuais e mediações do blog Jovem Ceier – Ser jovem, ser agricultor sustentável em ação – do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) de Vila Pavão – ES. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/2172/1/tese_6849_Tese.%20Novas%20Tecnologias%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Campo.%20PPGE.UFES.2013.Maria.Madalena.Poleto.Oliveira..pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

QUIUQUI, Francienne Vieira de Freitas. O ensino de ciências na educação do campo do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): uma análise da construção deste conhecimento a partir da percepção do estudante. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2022.

REIS, Fernando Alexandre Furtado dos. Historicidade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES: uma leitura a partir da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2541/2/2017%20-%20Fernando%20Alexandre%20Furtado%20dos%20Reis.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

ROCHA, Jaquelini Grillo Biral. Alfabetização de um estudante com deficiência intelectual: estudo de caso a partir do uso de um software educativo. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência, Tecnologia e Educação, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus/ES, 2018. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/bitstream/handle/123456789/889/Jaquelini%20Grillo%20Biral%20Rocha.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 maio 2023.

SILVA, Marineth. Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces da educação especial na educação do campo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2022. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/5645/2/2022%20-%20Marineth%20Silva.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

SOARES, André José Diniz. Construção coletiva do portal educação do campo. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2209/2/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-19

Como Citar

Rodrigues Jadejiski, R., & Foerste, E. (2023). CENTROS ESTADUAIS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO RURAL : vivências e diálogos com a produção de conhecimento. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930518532