CONHECIMENTO E PODER NO PROJETO DE EJA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930341356

Palavras-chave:

Conhecimento;, Poder;, EJA;, Projeto Paranoá;, UnB

Resumo

O presente estudo investigou a proposta de EJA desenvolvida pela UnB na redemocratização e teve como objetivo analisar as relações de conhecimento e poder no âmbito do Projeto Paranoá/UnB. O estudo estabelece uma aproximação com o materialismo histórico dialético, tendo os dados levantados através de entrevistas e análises de documentos. Enquanto proposta contra-hegemônica, a experiência de EJA da UnB teve sua origem articulada ao processo histórico da construção de Brasília, em um universo em que a busca pelo conhecimento foi elemento essencial para a consolidação do projeto. Os achados do estudo revelaram que o conhecimento foi o elemento primordial para a fixação do Paranoá e para a sobrevivência dos moradores. As relações entre conhecimento e poder no Projeto Paranoá/UnB, impulsionaram a produção de conhecimento científico, desdobrando-se na ampliação das lutas por direitos e, consequentemente, no alcance da transformação social.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira Duques, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Pedagogia Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação - UNEB e do Grupo de Pesquisa em História e Memória das ideias e experiências educativas contra hegemônicas - UESB. 

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Ferreira Duques, M. L. (2023). CONHECIMENTO E PODER NO PROJETO DE EJA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930341356