ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

experiências de professoras e futuras professoras na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930357373

Palavras-chave:

Alfabetização Matemática, Formação Continuada, Grupo de Estudos

Resumo

Analisamos experiências de professoras alfabetizadoras a partir de suas práticas cotidianas narradas em um grupo de estudos virtual, constituído durante a pandemia de COVID-19. Como objetivo propusemos discutir o processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, de modo que as integrantes puderam rememorar suas experiências profissionais em um movimento de ressignificação a partir da ampliação do repertório didático-pedagógico. Com uma abordagem qualitativa, a produção de dados transcorreu no contexto de uma Atividade de Extensão vinculada à (nome da universidade), a qual teve, em sua dinâmica, encontros virtuais quinzenais para estudo coletivo na perspectiva de reflexão das práticas de ensino exploradas em turmas de 1º ao 3º ano. Os resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo leva à novas formas de apropriação de conhecimentos, saberes e práticas profissionais que levantaram possibilidades e indicadores de atuação com sequências didáticas no pós-pandemia nas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", FCT/UNESP. Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação (UFSCar). Bolsista (FAPESP). Mestre em Educação (UNESP). Licenciado em Pedagogia (UFMS).  Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

João Vítor Dornelas Corrêa , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente " (CNPq/UFSCar). 

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Ciríaco , K. T. ., Santino, F. S., & Corrêa , J. V. D. . (2023). ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: experiências de professoras e futuras professoras na pandemia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930357373