ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
experiências de professoras e futuras professoras na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023930357373Palavras-chave:
Alfabetização Matemática, Formação Continuada, Grupo de EstudosResumo
Analisamos experiências de professoras alfabetizadoras a partir de suas práticas cotidianas narradas em um grupo de estudos virtual, constituído durante a pandemia de COVID-19. Como objetivo propusemos discutir o processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, de modo que as integrantes puderam rememorar suas experiências profissionais em um movimento de ressignificação a partir da ampliação do repertório didático-pedagógico. Com uma abordagem qualitativa, a produção de dados transcorreu no contexto de uma Atividade de Extensão vinculada à (nome da universidade), a qual teve, em sua dinâmica, encontros virtuais quinzenais para estudo coletivo na perspectiva de reflexão das práticas de ensino exploradas em turmas de 1º ao 3º ano. Os resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo leva à novas formas de apropriação de conhecimentos, saberes e práticas profissionais que levantaram possibilidades e indicadores de atuação com sequências didáticas no pós-pandemia nas aulas de Matemática.
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