APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E COLABORATIVA NA CONTABILIDADE

ESTADO DO CONHECIMENTO LATINO-AMERICANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930606622

Palavras-chave:

América Latina, Aprendizagem colaborativa, Aprendizagem significativa, Estado do conhecimento

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar aspectos que possam potencializar a Aprendizagem Significativa e Colaborativa no curso de Ciências Contábeis. Assim, realizou-se uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, na base La Referencia, buscando por teses e dissertações. Como resultado, percebemos que, para o fortalecimento da aprendizagem colaborativa e significativa, torna-se necessário garantir o comprometimento do estudante e a adoção de práticas pedagógicas diferenciadas. Valendo-se das metodologias ativas e de recursos digitais, o professor poderá perceber no seu estudante mais motivação, predisposição para estudar e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, possibilitando a formação de um profissional contábil completo. Nesse sentido, o trabalho proporciona uma visão ampla dos estudos que estão sendo realizados sobre a temática da aprendizagem significativa e colaborativa em um curso de graduação específico, em uma região geoeconômica pouco explorada em pesquisas de revisão da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPE). Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS/ITA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED).

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação.

Referências

ALBERTIN, E.A. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas de ensino na aplicação de Big Data e Data Analytics : uma análise sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá. 89f. 2020. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6101

ALMEIDA; E.S.; NIELSEN; F.A.G.; IVETEROD; I.R.; MARILJAS; L.J.; OLIVO; R.L.F.; SPADOTO; F.A.P.M. Método de Caso como Ferramenta de Ensino para Integração entre a Teoria Acadêmica e a Prática Empresarial. Olhar De Professor, v. 20 n. 2, 228-251, 2017. https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9310

ALVES-MAZZOTTI; A.J. O método nas ciências sociais. In: Alves-Mazzotti; A.J. & Gewandsznajder F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. São Paulo: Thompson Learning, 1999. 203p.

AUSUBEL; D.P. The Acquisition and Retention of Knowledge: A Cognitive View. Springer Science: 2000. 212p. ISBN 978-94-015-9454-7.

AUSUBEL,D.P.; STAGER; M.; GAITE; J.H. Retroactive Facilitation in meaningful verbal learning. Journal of Education Psychology, v.59, n.4, p. 250-255, 1968. https://doi.org/10.1037/h0025943

BANCAYÁN ECHE; J.T. Eficacia del empleo de mapas conceptuales en el aprendizaje significativo de los estudiantes de la Facultad de Ciencias Contables de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Dissertação de Mestrado, Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle. 2018 http://repositorio.une.edu.pe/handle/20.500.14039/2457

BARLETTI BALDASSARI; P.J. Implementación del modelo educativo Flipped Classroom para lograr aprendizajes significativos en estudiantes de contabilidad en una universidad de Lima 2021. Dissertação de Mestrado, Universidad César Vallejo. 2021. https://hdl.handle.net/20.500.12692/68943

BES, P.; PEREIRA, A.S.F.; PESSI, I.G.; CERGATTO, M.P.; MACHADO, L.R. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: Grupo A, 2019. E-book.

CASTAÑEDA FLORES; C.P.F. Aplicación del Método de Estudio de casos y su Influencia para el Aprendizaje Significativo de la Asignatura Registro Contable en un Instituto Superior Tecnológico de Lima. Dissertação de Mestrado, Universidad César Vallejo. 2021. https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/68849

CASTELLS; M. A Sociedade em Rede. Tradução de Roneide Venancio Majer. 22 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020. 629p.

CERIGATTO, M.P. Aprendizagens colaborativa e cooperativa. IN: Bes, P.; Pereira, A.S.F.; Pessi, I.G.; Cergatto, M.P. & Machado, L.R. . Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: Grupo A, 2019, E-book.

CHACÓN CHACMANI; W.A. Uso didáctico de las tic y el aprendizaje significativo en estudiantes de contabilidad de una Universidad Pública De Ayacucho 2021. Dissertação de Mestrado, Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI. 2021. http://repositorio.uct.edu.pe/handle/123456789/2651

CLARIVATE. The Annual G20 Scorecard – Research Performance 2022. https://clarivate.com/wp-content/uploads/dlm_uploads/2022/11/ISI-GRR-Q4-2022-G20-annual-Scorecard_Report.pdf

CONCEIÇÃO, S. S.; SCHNEIDER, H. N. Aprendizagens Colaborativas Mediadas pelo Dispositivo para Ensino Híbrido SSC. (2023) Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 238–260, 2021. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p238-260

CORREA, D. S.; OLIVEIRA, F. De .; LIMA, M. Da S. .; CAMPANA, C. A. .; BORELI, D.; BARBOSA, V. G. O Perfil do Contador na Era da Informação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 8, p. 388–397, 2022. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6479

FARIAS, R. A. S.; SALLABERRY, J. D.; SOUSA, W. G. De; FREITAS, M. M.; DIAS, C. N. Dificuldades dos professores do curso de Ciências Contábeis: uma agenda de pesquisa. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1–20, 2019. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12249

GOKHALE; A.A. Collaborative Learning Enhances Critical Thinking. University Libraries, v.7, n.1, 1995 DOI: https://doi.org/10.21061/jte.v7i1.a.2

GOLDSTEIN; A.P; SPRAFKIN; R.P; GERSHAW; N.J.; KLEIN; P. Habilidades sociales y autocontrol en la adolescencia: Un programa de enseñanza. Ediciones Martínez Roca. 1989.

GRANDES GARCÍA; J.E. Aprendizaje colaborativo y habilidades sociales en estudiantes de contabilidad en una universidad privada de la región San Martín, Perú. Dissertação de Mestrado, Universidad César Vallejo. 2021. ttps://hdl.handle.net/20.500.12692/70403

Greenberg; R.K & Wilner; N.A. Using concept maps to provide an integrative framework for teaching the cost or managerial accounting course. Journal of Accounting Education, v. 33, n.1), 16-35, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2014.11.001

HARARI, Y.N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

IAESB. IFAC Board International Education Standard 3 - Initial Professional Development – Professional Skills (Revised). https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESB-IES-3-%28Revised%29_0.pdf

KOHLS-SANTOS, P., MOROSINI, M. C. O Revisitar da Metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021. https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318

LEAUBY; B.A.; SZABAT; K.A., MAAS; J.D. Concept Mapping—an Empirical Study in Introductory Financial Accounting Footnote. Accounting Education: an international journal, v. 19, n.3, 279-300, 2010. https://doi.org/10.1080/09639280903412334

LIMA, H.; C. Para além do aprender: competências e habilidades na contabilidade introdutória à luz da teoria da aprendizagem significativa. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo. 2023. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-21032023-185718/pt-br.php

LOPEZ MALQUI, M.R. Uso pedagógico de TIC y el aprendizaje significativo en estudiantes de contabilidad de una universidad privada de Lima. Dissertação de Mestrado, Universidad César Vallejo. 2022. https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/108052

MENDES, F.B. A contabilidade ambiental : conceitos e concepções metodológicas. 73 f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2010. https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3892

MENEZES, M. A. A. Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa, v. 35, n. 1, p. 129–143, jan. 2009. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100009

MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí, Brasil: Editora Unijuí, 2011.

MORAN; J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. (Desafios da educação).1-25. Porto Alegre: Grupo A, 2918. E-book.

MOREIRA; M.A., MASINI; E.F.S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001, 111p.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento:teoria e prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.

MOROSINI, M. C., FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v.5 n.2, p. 154–164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

MOROSINI, M. C., NASCIMENTO; L.M.; N. E. Estado De Conhecimento: A Metodologia Na Prática. Humanidades & Inovação, v. 8, n.55, 69-81, 2021. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4946

OBLITAS DE LAS CASAS; K.M.L. Modelo didáctico basado en el trabajo colaborativo para mejorar el aprendizaje del pensamiento lógico en estudiantes del nivel superior. Tese de Doutorado. Universidad Cesar Vallejo. Chiclayo, Perú, 221f. 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12692/40972

OCAÑA; A.O. Pedagogía Y Docencia Universitaria. Bogotá: Distribooks Editores, 2015.

PEREIRA, C. A. .; LOPES, W. S.; CARVALHO, P. F. S.; BEZERRA, M. D. A.; MOTA, B. A. Da S. Ensino Remoto na Contabilidade:: Dificuldades e Adaptações dos Professores e Estudantes Na Pandemia. Revista Mineira de Contabilidade, v. 23, n.2, p. 56–70, 2022. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1363

PRATES, P. R.. Do bastão de Esculápio ao caduceu de Mercúrio. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 79 n.4, p. 434–436, 2002. https://doi.org/10.1590/S0066-782X2002001300014

RAMÍREZ RENGIFO; S.E. El aprendizaje colaborativo y su influencia en el logro del aprendizaje en el curso de contabilidad de instituciones financieras de una universidad pública de la Región Huánuco. Dissertação de Mestrado.. Universidad Peruana Cayetano Heredia. Lima, Peru,. 123. 2017. https://repositorio.upch.edu.pe/handle/20.500.12866/1450

ROCHA NETO; I.V. Metodologias ativas e a aprendizagem significativa: um quase-experimento com alunos da disciplina Análise de Custos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. 99f. 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28993

ROJAS CAJAVILCA; H.G. El uso de los recursos audiovisuales como estrategia didáctica en el aprendizaje del curso de Auditoría Financiera de los estudiantes de Contabilidad de la Universidad San Pedro, Huacho, 2016. Dissertação de Mestrado. Universidad San Pedro. Huacho, Peru. 69f. 2019. http://repositorio.usanpedro.edu.pe/handle/USANPEDRO/14640

ROMERO BALABARCA; J.M.B. Estrategias de aprendizaje y el trabajo en equipo de los estudiantes de la Facultad de Ciencias Financieras y Contables, Universidad Nacional Federico Villarreal- 2017. Dissertação de Mestrado. Universidad Nacional Federico Villarreal. 2019. https://hdl.handle.net/20.500.13084/3307

SCHNEIDER, H.N. (2019) Escritos e reflexões sobre as TDIC, educação e sociedade. Paulo Afonso-BA, Oxente, 2019.

SCHNEIDER; H.N. Um Ambiente Ergonômico De Ensino-Aprendizagem Informatizado. 163p. Tese de Doutorado. Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis; 2002. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000

SCHWAB; G. As mais belas Histórias da Antiguidade Clássica. Tradução de Luiz Krausz, 6º edição. São Paulo. Editora Paz e Terra, 1994. 355p.

SILVA, J.F. As tecnologias digitais nas aprendizagens significativas e colaborativas para a tomada de consciência da biosfera. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Sergipe. 2022. https://ri.ufs.br/handle/riufs/16916

SIMON; J. Concept Mapping in a Financial Accounting Theory Course. Accounting Education, v. 16, n.3, 273-308, 2007, https://doi.org/10.1080/09639280701430306

SOUZA; W.J.T., GAERTNER; C.A.Os símbolos da contabilidade. Cadernos da Escola de Negócios, v.1, n.14, 106-115, 2017, https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/2227

TABOADA BRANCACHO; J.E. Aprendizaje colaborativo para la formación de las competencias financieras en los estudiantes de la asignatura Mercado de Capitales de la carrera de Contabilidad en una universidad privada de Lima durante el periodo 2019 - 1. Dissertação de Mestrado. Universidad Tecnológica del Perú, Lima, Peru, 123f. 2021. https://repositorio.utp.edu.pe/handle/20.500.12867/4194

TEIXEIRA, K. A.; LOPES, I. F. & MEURER, A. M. Perfil investidor e autoeficácia de estudantes de contabilidade. Ágora : revista de divulgação científica, v. 28, p. 1–22, 2023. https://doi.org/10.24302/agora.v28.4678

TOLFO; C. Mapas mentais: aplicações no ensino, pesquisa e extensão. São Cristóvão. Editora UFS, 2019.

TORRES, P. L.; Irala, E.A.F.. Aprendizagem Colaborativa: Teoria E Prática. In: TORRES; P. (Org.). Ciência, inovação e ética : tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento. 1ed. Curitiba: SENAR AR-PR. 2021.

UNESCO. Relatório de ciências da UNESCO: a corrida contra o tempo por um desenvolvimento mais inteligente; resumo executivo e cenário brasileiro. 2021. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377250_por

VALENTE; J.A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. p. 26-44 IN: Bacich, L; Moran, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. (Desafios da educação). Porto Alegre: Grupo A, E-book. 2018.

VENDRAMIN, E.O. Criando caso: análise do método do caso como estratégia pedagógica no ensino superior da contabilidade. Tese de Doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2018. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-18092018-091857/pt-br.php

Downloads

Publicado

2023-08-19

Como Citar

Nadielli Maria dos Santos Galvão, & Nou Schneider, H. (2023). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E COLABORATIVA NA CONTABILIDADE: ESTADO DO CONHECIMENTO LATINO-AMERICANO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930606622