CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

um estudo de caso em uma universidade internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930568576

Palavras-chave:

Pedagogia; Formação docente; Estágio de docência

Resumo

No contexto do cenário educacional contemporâneo, em que a Pedagogia assume um papel fundamental na formação de professores, este estudo reflete a conexão entre a Pedagogia como ciência e o Estágio de Docência. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método do Estudo de Caso, a pesquisa investiga as disciplinas de Práticas Educativas II e Práticas Educativas III acompanhadas por mestrandos e doutorandos em Educação em uma universidade pública. As narrativas dos estagiários revelam a importância de estabelecer relações harmoniosas entre teoria e prática, bem como entre os sujeitos envolvidos. Nesse contexto, a Pedagogia e o Estágio de Docência se entrelaçam para colaborar com uma formação acadêmica inclusiva e significativa. A interseção entre esses dois pilares ressalta a importância da reflexão, planejamento sensível e construção coletiva do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano da Silva Batista, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) , Licenciado em Física (UNILAB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Pesquisador do grupo de pesquisa em Educação, Diversidade e Docência (Eddocência). 

Carlos Henrique Andrade de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UECE). Mestre em Ensino e Formação Docente. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professor do Instituto Federal de Educação do Ceará. 

Giovanni José Rocha Sombra, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UECE). Mestre em Ensino e Formação Docente. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará e da Rede Municipal de Fortaleza. 

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e professor permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UECE). 

Downloads

Publicado

2023-08-19

Como Citar

da Silva Batista, C. ., Andrade de Sousa, C. H. ., Rocha Sombra, G. J. ., & Simão Martins, E. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: um estudo de caso em uma universidade internacional. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930568576