CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
um estudo de caso em uma universidade internacional
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023930568576Palavras-chave:
Pedagogia; Formação docente; Estágio de docênciaResumo
No contexto do cenário educacional contemporâneo, em que a Pedagogia assume um papel fundamental na formação de professores, este estudo reflete a conexão entre a Pedagogia como ciência e o Estágio de Docência. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método do Estudo de Caso, a pesquisa investiga as disciplinas de Práticas Educativas II e Práticas Educativas III acompanhadas por mestrandos e doutorandos em Educação em uma universidade pública. As narrativas dos estagiários revelam a importância de estabelecer relações harmoniosas entre teoria e prática, bem como entre os sujeitos envolvidos. Nesse contexto, a Pedagogia e o Estágio de Docência se entrelaçam para colaborar com uma formação acadêmica inclusiva e significativa. A interseção entre esses dois pilares ressalta a importância da reflexão, planejamento sensível e construção coletiva do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiano da Silva Batista, Carlos Henrique Andrade de Sousa, Giovanni José Rocha Sombra, Elcimar Simão Martins (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.