PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA

ações que podem salvar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930577588

Palavras-chave:

ciências da natureza; componentes eletivos; primeiros socorros; tecnologia da informação e comunicação

Resumo

Este artigo objetivou desenvolver uma cartilha educativa digital como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem da disciplina eletiva de Primeiros Socorros. Para a elaboração da referida ferramenta digital, foi realizado o levantamento do universo vocabular dos escolares acerca de primeiros socorros, cujos conteúdos selecionados por estes foram levados em consideração para a construção da cartilha. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com 10 jovens escolares na faixa etária de 15 a 18 anos, matriculados na disciplina eletiva de primeiros socorros. A coleta de dados compreendeu um questionário semiestruturado e duas sessões educativas sobre a temática. Os resultados assinalam que os escolares compreendem o significado de Primeiros Socorros de forma polarizada, em que a maioria define a temática como sendo uma ajuda apenas em situações graves e outra parte compreende como atendimento em situações simples, pouco complexas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Hirley Rodrigues Magalhães

Mestre em Ensino e Formação Docente pelo Programa Associado de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF-IFCE/UNILAB). Professora da Secretaria de Educação do Ceará. 

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Educação Brasileira (UFC). Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF – UNILAB/IFCE). 

Jeferson Falcão do Amaral, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor dos Cursos de Farmácia e Enfermagem (UNILAB). Professor Permanente do Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). 

Virginia Vilagran Pinheiro, Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

Mestre em Educação. Graduada em Letras (UFC). Professora da Secretaria de Educação do Ceará e Diretora de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral.

Downloads

Publicado

2023-08-19

Como Citar

Rodrigues Magalhães, A. H. ., Mota Neves de Almeida, S. ., Falcão do Amaral, J. ., & Vilagran Pinheiro, V. . (2023). PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ações que podem salvar. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930577588