REFLEXÕES SOBRE AS (IM)POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023930589604Palavras-chave:
Estágio curricular supervisionado. Formação de professores. Programas de iniciação à docênciaResumo
O presente estudo objetiva refletir sobre os limites e as possibilidades de diálogo entre o Estágio Curricular Supervisionado, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e o Programa Residência Pedagógica – PRP no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará e na Universidade Estadual do Piauí, localizadas no nordeste brasileiro. Com enfoque qualitativo, no âmbito da pesquisa narrativa escrita, utilizamos Cartas Pedagógicas como estratégia de aproximação com a realidade. A pesquisa traz reflexões acerca da experiência com o Estágio, PIBID e PRP de docentes que atuaram na coordenação desses subprojetos. Os resultados da pesquisa apontam o estágio e programas de iniciação à docência essenciais na formação docente, todavia, atravessados pela perspectiva de uma educação mercadológica. Sobre as possibilidades, percebe-se a necessidade de construção e fortalecimento de articulações pedagógicas entre estágio e os programas supracitados.
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Copyright (c) 2023 João Pereira da Silva, Elisangela André da Silva Costa, Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Katyanna de Brito Anselmo (Autor)
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