REFLEXÕES SOBRE AS (IM)POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930589604

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado. Formação de professores. Programas de iniciação à docência

Resumo

O presente estudo objetiva refletir sobre os limites e as possibilidades de diálogo entre o Estágio Curricular Supervisionado, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e o Programa Residência Pedagógica – PRP no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará e na Universidade Estadual do Piauí, localizadas no nordeste brasileiro. Com enfoque qualitativo, no âmbito da pesquisa narrativa escrita, utilizamos Cartas Pedagógicas como estratégia de aproximação com a realidade. A pesquisa traz reflexões acerca da experiência com o Estágio, PIBID e PRP de docentes que atuaram na coordenação desses subprojetos. Os resultados da pesquisa apontam o estágio e programas de iniciação à docência essenciais na formação docente, todavia, atravessados pela perspectiva de uma educação mercadológica. Sobre as possibilidades, percebe-se a necessidade de construção e fortalecimento de articulações pedagógicas entre estágio e os programas supracitados.

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Biografia do Autor

João Pereira da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Educação – MAIE/UECE. Graduado em Língua Portuguesa – UECE.

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará.

Katyanna de Brito Anselmo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Educação (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia (URCA).

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Pereira da Silva, J. ., André da Silva Costa, E. ., da Silva Ribeiro Leite, M. C. ., & de Brito Anselmo, K. . (2023). REFLEXÕES SOBRE AS (IM)POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930589604