INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB

Autores

  • Robério Davi Borges Cunha

Palavras-chave:

Educação Escolar Indí­gena, Professores/as indí­genas, Polí­ticas educacionais, Prática educativa

Resumo

RESUMO:
O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indí­genas da
Escola Indí­gena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, a
partir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo como
aporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.
Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuições
da pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevista
semiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamos
que este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates que
problematizem os povos indí­genas, no campo educacional, a fim de ressignificá-los
quanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í s
diversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estes
povos no cenário educacional atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

Robério Davi Borges Cunha. (2020). INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(4). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591