INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB
Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena, Professores/as indígenas, Políticas educacionais, Prática educativaResumo
RESUMO:
O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indígenas da
Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, a
partir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo como
aporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.
Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuições
da pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevista
semiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamos
que este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates que
problematizem os povos indígenas, no campo educacional, a fim de ressignificá-los
quanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í s
diversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estes
povos no cenário educacional atual.