INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
Palavras-chave:
Ensino de Espanhol, Tecnologias digitais, PanoramaResumo
Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas sobre a interface entre ensino de
espanhol e tecnologias digitais. Replicamos o procedimento metodológico de Lima e
Lima-Neto (2009), realizando uma busca simples no banco de teses e dissertações da
CAPES a partir das palavras-chave tecnologias e espanhol. Dos 19 exemplares
encontrados, 6 evidenciaram a interface proposta: 1 sobre novas tecnologias e gêneros
textuais nas aulas de espanhol; 1 sobre blog e ensino de espanhol; 1 sobre
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e aprendizagem de espanhol; 3
sobre o Teletandem e a formação de professores de espanhol. Os dados refletem
uma ampla variedade de estudos que se voltam para o uso de tecnologias digitais com
apontamentos para os benefícios de seus usos.