EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ESTADUAL NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7170

Palavras-chave:

Educação Profissional; EPTNM; Política Educacional; Rio Grande do Norte.

Resumo

Este artigo analisa o desenvolvimento da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na rede estadual do Rio Grande do Norte, destacando marcos, avanços e desafios. A EPTNM historicamente reflete a dualidade da educação brasileira, com formação técnica voltada à classe trabalhadora e formação geral às elites. No contexto neoliberal e da reestruturação produtiva, essa modalidade é cada vez mais direcionada às demandas do mercado, em detrimento de uma formação crítica e integral. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, utilizou dados do SigEduc, do Censo da Educação Básica (2021-2023) e documentos oficiais dos IERN. Os resultados apontam avanços institucionais, mas também desafios, como a necessidade de romper com uma lógica produtivista. Conclui-se ser fundamental fortalecer uma EPTNM pública que valorize a formação humana, crítica e emancipadora.

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Biografia do Autor

Claudenyce Dantas de Souza, ifrn

Claudenyce Dantas de SouzaMestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) na linha: Políticas e Práxis em Educação Profissional. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora do Município de São Miguel-RN, Professora da rede estadual do Rio Grande do Norte (SEEC-RN), atualmente coordenadora do Busca Ativa Estadual do RN e Assessora Pedagógica na Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação e Cultura (CORE/SEEC). Integrante do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional (OPPEP-IFRN). Tem interesses pelos seguintes temas: Políticas públicas educacionais; Educação e Infância; Cultura digital; Mídias; Educação e Gestão.

Daniela Cunha Terto, ifrn

Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da área de Políticas e gestão escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN, da Linha de pesquisa Política e práxis em educação profissional. Investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho/Portugal, vinculada à Linha temática 1 - Diversidade, democratização e inclusão social. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN, e do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OPPEp/IFRN. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, gestão educacional, políticas educacionais, Políticas de Educação Profissional.

Adriana de Souza, SEEC-RN

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFRN. PROFESSORA DA SEEC-RN

Referências

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Souza, C. D. de, Terto, D. C., & Souza, A. de. (2025). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ESTADUAL NO RIO GRANDE DO NORTE . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7170

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos