EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

contributos no Instituto Federal do RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7172

Palavras-chave:

Educação a distância; Educação profissional e tecnológica; Formação docente.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar reflexões acerca da educação profissional e tecnológica (EPT) com ênfase na formação docente no contexto da Educação a Distância (EaD). Buscamos também delinear um panorama de ofertas e identificar os contributos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFRN Campus Zona Leste, no fortalecimento da formação docente no contexto da EaD, à luz das diretrizes da Política Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Teoricamente, ancora-se na referida política e em estudos da formação de professores direcionada à EPT, particularizando as reflexões no contexto da Ead, utilizando uma metodologia qualitativa com caráter exploratório e descritivo. Os resultados assinalam que a UAB se revela como uma expressiva política pública de educação superior a distância  e tem contribuído de forma significativa com a formação docente para atuação educacional na EPT, com a oferta de cursos de Graduação e Pós-graduação lato sensu.

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Biografia do Autor

Edneide da Conceição Bezerra, Professora do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte - campus Zona Leste

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Educação pela UFRN; Especialista em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Geografia e Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Profept Mestrado Profissional Em Rede Nacional/IFRN.

Emiliana Souza Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Formada em Letras. Mestra e Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN /PPgEL). Professora EBBT do IFRN. Atua na  assessoria de gestão pedagógica do campus Zona leste. Tem experiência na área de formação de professores e ensino de língua portuguesa na educação básica, profissional e tecnológica, bem como em atividades pedagógicas de educação a distância. Tem interesse nos seguintes temas: Análise Textual dos Discursos, ensino, práticas pedagógicas, formação docente, leitura, educação profissional e tecnológica, escrita e tecnologias educacionais e assistivas. 

Claudia Pereira de Lima Parente , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Zona Leste

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), na área de Formação de Professores e Novas Tecnologias da Informação na Educação. Doutorado em Educação também pela UFRN, na área de Formação de Professores. Atualmente é Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando na área de Didática nos Cursos de Licenciatura da instituição. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, Educação a Distância, Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Bezerra, E. da C., Soares, E. S., & Parente , C. P. de L. (2025). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contributos no Instituto Federal do RN. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7172

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos