MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação profissional, Indicadores educacionais, MatematizaçãoResumo
O presente trabalho refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida na formação docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. Assim, objetivamos matematizar os dados dos indicadores da Educação Profissional como forma de transformar informações concretas em conhecimentos matemáticos. A metodologia empregada é de natureza qualiquantitativa e seu desenvolvimento consiste na coleta de indicadores que são transformados em situações-problemas, exercícios, gráficos e tabelas entre outros tipos de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica. Dessa forma, consideramos que os procedimentos da pesquisa se inserem nos cenários reflexivos acerca da situação educacional do país. Por fim, acreditamos que este estudo matematiza dados concretos procurando torná-los acessíveis e providos de significados para todos os alunos.