SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Educação ProfissionalResumo
O artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domínios da escola de nível médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas.