ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES

Autores

  • Jose Moises Nunes da Silva

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Práticas pedagógicas, Currí­culo integrado

Resumo

O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, com caráter exploratório, tendo como fio condutor de análise a dialética. As fontes de informações são o Projeto Polí­tico Pedagógico de 2004, os Planos dos Cursos, o questionário aplicado aos professores que atuam em cada curso mencionado e as entrevistas realizadas com esses sujeitos. A não apropriação da concepção e fundamentos do currí­culo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

Jose Moises Nunes da Silva. (2020). ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(5). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/845