O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO

Autores

  • Ana Cristina Juvenal da Cruz

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Currí­culo, Ensino de história

Resumo

Este artigo objetiva discutir a indicação de conteúdos relativos í s relações étnico-raciais no currí­culo brasileiro. Trata, de forma especí­fica, o documento que deverá gerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orientará os currí­culos brasileiros, especialmente no ensino de história. Para isso procedeu-se à leitura do documento com uma metodologia que buscou identificar as indicações e os conteúdos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. A referência que orienta a análise é constituí­da a partir dos debates contemporâneos sobre a produção historiográfica dos campos dos estudos subalternos, culturais e pós-coloniais. Conclui-se que embora o tema das relações étnicas e raciais tenham ascendido no debate educacional brasileiro, estes temas aparecem de forma residual em comparação com outros temas especialmente na proposta dirigida ao ensino de história.

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Publicado

2020-03-12

Como Citar

Ana Cristina Juvenal da Cruz. (2020). O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(8). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/973