A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indígenas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
Palavras-chave:
Ensino de história, Cinema, Caramuru, IndígenasResumo
No ano de 2001, o diretor cinematográfico Guel Arraes lança nos cinemas brasileiros o filme "Caramuru, a invenção do Brasil". Com um tom humorístico, a produção conta uma versão da história do encontro entre portugueses e indígenas na costa brasileira no século XVI, através dos personagens históricos Diogo Álvares Correia e a índia tupinambá Paraguaçu, romanceados por Arraes. O presente texto convida o leitor a fazer uma análise de como se construiu, a partir da produção cinematográfica "Caramuru, a invenção do Brasil", as relações entre portugueses e nativos, bem como a imagens desses dois povos para além das narrativas oficiais, e de como as imagens construídas podem ser difundidas em sala de aula, tornando-se algo que precisa ser problematizado pelo professor de História, pensando a complexidade e importância dos estudos das relações étnicas na América e a natureza do encontro entre índios e europeus na descoberta da América contrastando as diferentes visões acerca do outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.