A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indígenas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
Palavras-chave:
Ensino de história, Cinema, Caramuru, IndígenasResumo
No ano de 2001, o diretor cinematográfico Guel Arraes lança nos cinemas brasileiros o filme "Caramuru, a invenção do Brasil". Com um tom humorístico, a produção conta uma versão da história do encontro entre portugueses e indígenas na costa brasileira no século XVI, através dos personagens históricos Diogo Álvares Correia e a índia tupinambá Paraguaçu, romanceados por Arraes. O presente texto convida o leitor a fazer uma análise de como se construiu, a partir da produção cinematográfica "Caramuru, a invenção do Brasil", as relações entre portugueses e nativos, bem como a imagens desses dois povos para além das narrativas oficiais, e de como as imagens construídas podem ser difundidas em sala de aula, tornando-se algo que precisa ser problematizado pelo professor de História, pensando a complexidade e importância dos estudos das relações étnicas na América e a natureza do encontro entre índios e europeus na descoberta da América contrastando as diferentes visões acerca do outro.
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