ÁGUA E CONFLITO

O MOVIMENTO DO(A)S ATINGIDO(A)S E A BARRAGEM OITICICA EM JUCURUTU/RN (2012-2014)

Autores

  • Maria Célia da Silva
  • Jovelina Silva Santos

Palavras-chave:

Barragem Oiticica. Atingidos e atingidas. Lutas e resistências.

Resumo

O presente artigo busca problematizar as formas de luta e resistência de famí­lias residentes na Comunidade Barra de Santana e demais agricultores circunvizinhos que são afetados diretamente com a construção da Barragem Oiticica no municí­pio de Jucurutu/RN. A obra teve seu canteiro instalado em
2013, com bacia hidráulica abrangendo áreas de outros municí­pios. Analisando as violações de direito, a insegurança e incerteza dos atingidos e atingidas frente a construção do reservatório, enfoco as ações da população que através de formas diversas buscam meios para reivindicar seus direitos perante os órgãos governamentais. A pesquisa foi realizada durante a construção do empreendimento, que até o momento continua em andamento. Buscamos analisar a luta dos Atingidos e Atingidas pela Barragem Oiticica, que ao perceber, por um lado o avanço na obra fí­sica, e por outro, o estancamento ou ausência de projetos sociais direcionados ao atendimento das demandas dos atingidos e atingidas, articularam as mais diversas estratégias para o fortalecimento de suas lutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2020

Como Citar

SILVA, M. C. da .; SANTOS, J. S. . ÁGUA E CONFLITO: O MOVIMENTO DO(A)S ATINGIDO(A)S E A BARRAGEM OITICICA EM JUCURUTU/RN (2012-2014). Revista GeoInterações, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 3–29, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1078. Acesso em: 26 dez. 2024.