AVALIAÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL 04 DE JUNHO/ERERÉ – CE

Autores

  • José Ricardo de Sousa Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Francisca Wigna da Silva Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Franklin Roberto da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.5606

Palavras-chave:

Geography; Scholar Cartography, BNCC

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da Cartografia no 6º ano do ensino fundamental, a partir dos conceitos e metodologias utilizadas em sala de aula na Escola Municipal 04 de Junho no município de Ereré/CE. Nesse sentido, foi desenvolvido uma revisão bibliográfica acerca da temática; realização de observação participante das aulas de Geografia; aplicação de questionários aos alunos com base na BNCC; e entrevista com a professora acerca dos conceitos e metodologias utilizadas no ensino de Cartografia para alunos do 6° ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que a Cartografia instigou os alunos na aprendizagem dos conceitos geográficos, mas sentiram dificuldades, pois os conceitos apresentados não continham bases conceituais previamente construídas no fundamental I, como está preconizado na BNCC. Entende-se, portanto, que a formação do professor e a construção conceitual da Cartografia por parte dos alunos influenciam na relação ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

RICARDO DE SOUSA SILVA, José; DA SILVA FREITAS, Francisca Wigna; ROBERTO DA COSTA, Franklin. AVALIAÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL 04 DE JUNHO/ERERÉ – CE. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.59776/2526-3889.2025.5606. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/5606. Acesso em: 6 dez. 2025.