APRESENTAÇÃO
Résumé
Com alegria estamos disponibilizando mais um volume da revista GeoInterações no primeiro semestre de 2018, com artigos versando sobre temas diversificados na Geografia e de áreas afins mostrando, mais uma vez, o caráter interdisciplinar do periódico.
Ao todo são seis textos que compõe essa edição. O texto inicial, "Riscos ambientais na orla costeira do município de Areia Branca (Nordeste do Brasil)", de Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Lúcio Cunha e António Campar de Almeida, os autores fazem uma análise sobre a evolução dos riscos em um município costeiro do Estado do Rio Grande do Norte.
No artigo seguinte, "Percepção ambiental por pescadores sobre o reservatório Passagem (RN)", de Francisca Wigna da Silva Freitas, Márcia Regina Farias da Silva e Josiel de Alencar Guedes, o(a)s autore(a)s realizaram um estudo na linha da Geografia Humanística, mostrando relação de um manancial de água superficial pelos usuários.
Na sequência, "A modernização da fruticultura irrigada e seus impactos socioeconômicos e ambientais no Vale do Açu/RN", os autores Vicente Eudes Lemos
Alves, Joacir Rufino de Aquino e Raimundo Inácio da Silva Filho discorrem sobre as consequências da modernização de um setor agrícola em uma região do Rio Grande do Norte.
O texto, "Abordagem das linguagens lúdicas presentes nos livros didáticos de Geografia", de Marília Mabel Lopes Morais e Jeyson Ferreira Silva de Lima, o(a)s autore(a)s discutem sobre como a linguagem lúdica é trabalhada em livros didáticos de Geografia.
O artigo, "Diálogos sobre resíduos sólidos como adolescentes: uma prática de Educação ambiental em Riachuelo/RN", de Ana Clara Celestino Belchior e Thiago
Augusto Nogueira de Queiroz, mostra uma experiência de Educação Ambiental sobre a temática resíduos sólidos e problemas ambientais, numa cidade do interior do Rio Grande do Norte.
Por fim, no texto "Conforto térmico humano em ambientes escolares de clima semiárido" de Carla Priscila de Souza, Wilma Gomes Coelho Nogueira e Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva, as autoras mostram como o ambiente das escolas podem influenciar na aprendizagem escolar.
Boa leitura.
Josiel de Alencar Guedes
Editor-Chefe