EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.5281Resumen
O texto analisa formação e prática docentes a partir da vivência do Estágio Supervisionado em Geografia III, desenvolvido no ano de 2022 numa escola de Ensino Médio em Limoeiro do Norte-CE, em um cenário de dois contextos relevantes: o retorno das atividades presenciais pós-pandemia do Covid-19 e as mudanças no trabalho docente em decorrência das reformas curriculares implementadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Lei do Novo Ensino Médio (NEM). Para embasar a discussão entre o escrito e o vivido, utilizamos autores como Pinheiro e Lopes (2021), Santos (2018; 2019), Santana Filho (2020) e Lima (2008). Em linhas gerais, o Estágio Supervisionado possibilitou refletir e vivenciar alguns desafios da formação docente que se desdobrarão no exercício da profissão e, principalmente, no contexto das reformas curriculares. São eles: redução de conteúdos e da carga horária de disciplinas das Ciências Humanas e Ciências da Natureza; criação dos itinerários formativos e disciplinas eletivas sem material didático associado e a desvalorização de algumas áreas do conhecimento. Este último aspecto impacta, diretamente, os cursos de licenciatura, considerando que a não obrigatoriedade de algumas disciplinas em todo o Ensino Médio tem ocasionado, juntamente com outros fatores, a desvalorização das licenciaturas em todo o Brasil.
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