GLOBALIZAÇÃO E CONSUMO: PRODUÇÃO E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Autores/as

  • CARLA CAMILA GOMES FREITAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Alcimaria Fernandes da Silva Ufpb
  • Stênio Maia Estevam UECE/UERN

DOI:

https://doi.org/10.59776/rter.v3i2.4217

Resumen

O objetivo deste estudo é compreender a produção de alimentos e os índices de insegurança alimentar, explicar como estes dados se chocam quando consideramos a fome existente num país produtor de alimentos e agroexportador como é o Brasil. Se atenta ainda na compreensão de como o desperdício de alimentos ocorre em nosso país e as perspectivas de um desenvolvimento sustentável. O artigo apresenta abordagens qualitativas, onde a priori, foram realizados estudos bibliográficos e documentais acerca da problemática ora estudada. Realizamos analises em bases de dados secundários de instituições como: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (2018) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2018), além de relatórios disponíveis no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2019) e na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO (2020). Concluímos que no Brasil existem altos índices de produção alimentar, mas que estes não são suficientes para suprir um problema secular que é a fome. Embora haja grande produção, a má distribuição de alimentos reverbera em outros desdobramentos sociais quando não realizados de maneira sustentável. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alcimaria Fernandes da Silva, Ufpb

Formada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), com especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN e vinculada ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NUGAR). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora efetiva da SEDUC-CE desde 2014, lecionando na EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão, localizada no município de Pereiro - CE.

Stênio Maia Estevam, UECE/UERN

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN). Bacharel em Ciências Econômicas (UERN). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NuGAR e do Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar - NEOP. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Economia Rural, com ênfase nos seguintes temas: Planejamento Estratégico e Sustentabilidade, Dinâmicas Econômicas e Territoriais no Semiárido, Espaço Agrário, Desenvolvimento Rural e Territorial, Políticas Públicas, Metodologia Participativa e Gestão Comunitária.

Publicado

2024-02-20

Número

Sección

Artigos

Categorías