GLOBALIZAÇÃO E CONSUMO: PRODUÇÃO E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Auteurs

  • CARLA CAMILA GOMES FREITAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Alcimaria Fernandes da Silva Ufpb
  • Stênio Maia Estevam UECE/UERN

DOI :

https://doi.org/10.59776/rter.v3i2.4217

Résumé

O objetivo deste estudo é compreender a produção de alimentos e os índices de insegurança alimentar, explicar como estes dados se chocam quando consideramos a fome existente num país produtor de alimentos e agroexportador como é o Brasil. Se atenta ainda na compreensão de como o desperdício de alimentos ocorre em nosso país e as perspectivas de um desenvolvimento sustentável. O artigo apresenta abordagens qualitativas, onde a priori, foram realizados estudos bibliográficos e documentais acerca da problemática ora estudada. Realizamos analises em bases de dados secundários de instituições como: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (2018) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2018), além de relatórios disponíveis no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2019) e na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO (2020). Concluímos que no Brasil existem altos índices de produção alimentar, mas que estes não são suficientes para suprir um problema secular que é a fome. Embora haja grande produção, a má distribuição de alimentos reverbera em outros desdobramentos sociais quando não realizados de maneira sustentável. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alcimaria Fernandes da Silva, Ufpb

Formada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), com especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN e vinculada ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NUGAR). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora efetiva da SEDUC-CE desde 2014, lecionando na EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão, localizada no município de Pereiro - CE.

Stênio Maia Estevam, UECE/UERN

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN). Bacharel em Ciências Econômicas (UERN). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NuGAR e do Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar - NEOP. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Economia Rural, com ênfase nos seguintes temas: Planejamento Estratégico e Sustentabilidade, Dinâmicas Econômicas e Territoriais no Semiárido, Espaço Agrário, Desenvolvimento Rural e Territorial, Políticas Públicas, Metodologia Participativa e Gestão Comunitária.

Téléchargements

Publiée

2024-02-20

Numéro

Rubrique

Artigos

Catégories