Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

1 Trilhas Filosóficas é uma revista do Departamento de Filosofia da UERN, Campus Avançado de Caicó (CaC), e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, Núcleo UERN. Publica semestralmente: um número como Dossiê dedicado a um filósofo ou temática especificamente filosófica e/ou que articule filosoficamente a questão da Educação e do Ensino, e, outro número, em Fluxo Contí­nuo, com artigos sobre qualquer temática filosófica ou na interface filosofia, educação, ensino. Extraordinariamente publicaremos um terceiro número, um Dossiê como Edição Especial.

2 Trilhas Filosóficas tem, atualmente, Qualis A4 em Filosofia. 

3 Serão aceitos trabalhos originais em lí­nguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana, ou alemã que tematizem alguma questão filosófica ou que articulem a interface filosofia, educação, ensino.

4 Sua estrutura está dividida em Editor Responsável, Conselho Editorial e Conselho Cientí­fico, Nacional e Iternacional.

5 O Conselho Editorial, coordenado em sistema de "rodí­zio" pelo Editor Chefe, é composto por docentes-pesquisadores da UERN incumbidos da rotina administrativa do periódico, que inclui, entre outros: determinação e observação da adequação à  linha editorial; correspondência com autores, conselheiros e pareceristas; triagem e encaminhamento de submissões; revisão e editoração preliminar; encaminhamento para publicação; administração de permutas; emissão de declarações; deliberação sobre casos omissos e/ou atí­picos.

6 O Conselho Cientí­fico, composto por docentes-pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, é encarregado da constante avaliação da qualidade e andamento da publicação, tendo prioridade na emissão de pareceres sobre o material submetido para publicação.

7 A revista Trilhas Filosóficas publica semestralmente trabalhos inéditos em filosofia e na área de interface entre filosofia, educação, ensino que apresentem ní­vel e qualidade acadêmica, envolvam pesquisas especializadas em temáticas, problemas e autores, compatí­veis com a melhor produção na área, exigindo dos autores rigor argumentativo e domí­nio da literatura. Além da publicação em Fluxo Contí­nuo, publica também Dossiês sobre algum filósofo consagrado pela tradição e/ou alguma temática filosófica com artigos que reflitam filosoficamente numa interface com a educação e o ensino.

8 A versão impressa foi publicada de 2008 até o segundo número do ano de 2010. 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

1 Salvo convites realizados a pesquisadores para publicação especí­fica, todos os trabalhos submetidos serão previamente analisados pelo Editor Responsável, fazendo uma primeira avaliação ao conferir se existe afinidade com a  linha editorial da Trilhas Filosóficas, antes de solicitar avaliação dos pareceristas.

2 O trabalho submetido será recusado caso não atenda ao Foco e Escopo da publicação da Trilhas Filosóficas.

3 Se o trabalho submetido estiver afinado à  linha editorial da Trilhas Filosóficas, ao Foco e Escopo da publicação, então o processo de submissão dará prosseguimento seguindo o sistema de double blind review, ou seja, de dois pareceristas anônimos para analisar e avaliar cada artigo. No caso de ocorrer dois pareceres com resultados contraditórios, um aprovando e outro recusando, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista anônimo para a decisão final sobre a publicação ou não do artigo.

4 Os pareceristas serão professores(as)-pesquisadores(as) do Conselho Cientí­fico e/ou pareceristas ad-hoc, especialistas no filósofo e/ou tema trabalhado no artigo. Uma vez aceitos, serão publicados nos números subsequentes, a critério do Editor Responsável e do Conselho Editorial.

5 O artigo aprovado e publicado representa a perspectiva interpretativa dos autores e não a posição oficial do Conselho Editorial, ou do Conselho Cientí­fico.

6 Nos casos de os pareceres "não recomendarem a publicação" o Editor Responsável, ou Organizador de Dossiê, informará através de e-mail ao autor (es) a recusa da publicação, assim como a justificativa apontada pelos pareceristas conforme nosso formulário de avaliação. Manteremos, sempre, o caráter anônimo, cego, entre pareceristas e autor (es).

7 Nos casos em que a aprovação esteja condicionada a revisões o Editor Responsável, ou Organizador de Dossiê, informará ao autor (es) as recomendações necessárias a serem feitas assim como determinará um prazo para o reenvio do artigo com a reformulações. É atribuição do Editor Responsável ou Organizador de Dossiê aceitar ou não as recomendações dos pareceristas, no caso dos artigos aprovados, e encaminhar eventuais pedidos de reformulação aos autores.

8 O perí­odo de avaliação da submissão e, portanto, as emissões dos pareceres duram, em média, no máximo de seis meses, contados a partir da data de submissão. Então, será neste prazo que o autor (es) terá ciência sobre a decisão editorial da publicação ou não do artigo

9 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possí­veis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do paí­s e do exterior.

10 O Editor Responsável da Trilhas Filosóficas estará sempre í  disposição para responder aos (as) autores (as) eventuais dúvidas sobre o processo de submissão, em quaisquer de suas etapas.

DIRETRIZES PARA AUTOR

1 Serão analisados textos em português, espanhol, italiano, francês, inglês e alemão, conforme a disponibilidade de pareceristas habilitados para julgar a temática abordada. Solicita-se que os autores atentem para o cumprimento das normas ortográficas a fim de que gradativamente, com sua colaboração, o periódico se encontre a elas inteiramente adequado, considerando ser de sua inteira responsabilidade a fluência no vernáculo.

2 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

3 Todos os trabalhos deverão ser inéditos e anônimos, não apresentando em seu corpo quaisquer indicações que permitam a identificação da autoria.

4 Deve ser enviado, anexado, durante o processo de submissão, um "Documento suplementar" com os seguintes dados: nome completo, e-mail,  formação acadêmica, instituição que está vinculado, forma da citação do nome em trabalhos acadêmicos, mini currí­culo de poucas linhas.

5 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

6 Além de resumo na própria lí­ngua em que foram escritos (aplicável aos trabalhos escritos em lí­ngua estrangeira), todos os trabalhos deverão apresentar obrigatoriamente resumo (com tí­tulo e subtí­tulo, se houver) em português e inglês, cada qual contendo um máximo de 200 palavras, e um máximo de 6 (seis) palavras-chave nos referidos idiomas, separadas por ponto ".".

7 Os textos deverão conter, no mí­nimo 12 páginas, e, no máximo, 30 páginas digitadas em formato A4, utilizando editor de texto do tipo *.doc, ou *docx, fonte GARAMOND 12, espaço simples, parágrafos justificados e margens de 3 cm, obedecendo í s normas de citação da ABNT, evitando-se o uso de recursos avançados de edição, como estrutura de tópicos e semelhantes. A utilização de caracteres gregos com fontes especiais está condicionada ao envio da fonte juntamente ao texto.

8 As citações no texto devem estar de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme as normas técnicas da ABNT (NBR 10520:2002). Citações recuadas (com mais de 3 linhas), sem aspas, com espaçamento simples, GARAMOND 11 e recuo de 4 cm. Citações não recuadas com mesma formatação do texto em que se encontra, entre aspas "" e não com outras marcas. As citações em grego transliteradas deverão estar de acordo com o padrão internacional ISSO 843:1997.

9 As referências devem ser relacionadas ao final do texto, não em notas, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023:2002).

10 Notas de rodapé somente explicativas, com espaço simples, GARAMOND 10, numeradas automaticamente e colocadas ao pé da página, de acordo com a ABNT.

11 Empregar itálico ao invés de sublinhado, exceto em endereços URL. Em tí­tulo de obras e em palavras estrangeiras utiliza-se o itálico e NíO o negrito. O negrito emprega-se quando o articulista deseja dar ênfase ou destaque em uma palavra ou frase na citação.

12 A aceitação de traduções para publicação estará condicionada à  adequação e às disposições legais relativas aos Direitos Autorais, para o que solicita-se que o tradutor consulte previamente o sí­tio https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm.

13 Alguns exemplos para as referências:

  1. a)      Citações de artigos: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Tí­tulo do artigo. Tí­tulo do periódico em negrito, número do volume (ano de publicação), número da página. 

Exemplo:

SOUZA, Alcides. Verdade e mentira na dialética platônica. Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43.

 

  1. b)      Citações de capí­tulos de livro: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Tí­tulo do capí­tulo SEM aspas, com ponto. Indicador "In:", Último sobrenome do organizador em letras maiúsculas, primeiro nome do organizador.Tí­tulo da obra em negrito.local da edição: editora, ano, página.

Exemplo:

SILVA, Fábio. Crí­tica e vigilância. In: SANTOS, Mário. Filosofia em crise. São Paulo: Paulus, 2013, p. 8-19.

 

  1. c)      Citação de livro: último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Tí­tulo da obra em negrito. Subtí­tulo sem ser negrito e sem ser itálico. Local da edição: editora, ano.

Exemplo:

SILVEIRA. Selma. Metafí­sica contemporânea: ensaios. Mossoró: Edições UERN, 2012.

 

  1. d)       Citação on-line: citação do capí­tulo de livro, livro ou artigo como acima, seguido por "Disponí­vel em: <...>" com a indicação do link de acesso, seguido por "acessado em: ..." entre parênteses, com a indicação do dia, mês e ano do acesso:

Exemplo:

TAVARES, Álvaro. Verdade e mentira na dialética platônica, Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43. Disponí­vel em: <http://www.uern.br/outros/trilhasfilosoficas/conteudo/normas.htm> (acessado em: 17.06.2013).

 

Para ilustração das normas:

TíTULO EM PORTUGUÊS negrito, Fonte GARAMOND, 14pt

[TíTULO EM INGLÊS] sem ser negrito nem itálico, Fonte GARAMOND, 12pt

As palavras "Resumo",'Abstract", "Palavras-chave", e "Keywords" em negrito. Texto do Resumo e Abstract, assim como os termos das "Palavras-chave" e "Keywords" sem ser negrito nem itálico. Espaço simples. Fonte GARAMOND, 12 pt.

Todo o resto do texto:

Fonte GARAMOND, 12pt, e espaço simples.

Citações com mais de 3 linhas, sem aspas, com recuo de 4 cm e fonte 11pt

Empregar itálico apenas para tí­tulos de obras, de periódicos, em palavras estrangeiras e quando no texto citado o itálico estiver no original. Empregar o negrito (ao invés de itálico) quando o articulista desejar dar ênfase ou destacar alguma palavra ou frase na citação. Evidenciando no sistema autor data da citação de quem é o grifo, se do original ou se é do articulista (KIERKEGAARD, 2010, p. 34, grifo do autor) ou (KIERKEGAARD, 2010, p. 34, grifo nosso).

Primeira linha do parágrafo 1,25cm

Recuo e espaçamento (no Word em Formatar Parágrafo) 6pt

Tí­tulos de seções, quando houver, negrito e maiúscula, 12pt

As REFERÊNCIAS devem ser em espaço simples (como todo texto), separadas por um enter.

 

POLíTICA DE ACESSO LIVRE

1 A revista Trilhas Filosóficas oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princí­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

2 O site da revista Trilhas filosóficas, permite a cópia, distribuição, download e uso para fins não comerciais de todo seu material publicado.

3 Todos os trabalhos são publicados gratuitamente e com acesso livre sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

4 O (s) autor (es) concede (m) à  Trilhas Filosóficas o direito de publicar seus trabalhos inéditos, licenciados em Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, autorizando o armazenamento do pós-print, ou seja, a versão do artigo efetivamente publicado, em formato PDF, assim como de sua divulgação em redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc) através do link da Trilhas Filosóficas na qual o trabalho foi publicado.

5 A revista Trilhas Filosóficas está indexada em vários Indexadores Nacionais e Internacionais.

6 É permitido ao (aos) autor (es) a distribuição e publicação de seus trabalhos (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capí­tulos de livros) com o devido reconhecimento da revista Trilhas Filosóficas como sua publicação original.

DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL

1 Ao submeter trabalhos à revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.

2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.

3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capí­tulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência à revista Trilhas Filosóficas como publicação original.

4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lí­ngua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

5 Os originais não serão devolvidos aos autores.

6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade. 

7 Ao submeterem seus trabalhos à  Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.

8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo especí­fico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).

9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Polí­tica de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.

10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possí­veis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do paí­s e do exterior.

11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.

12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito à  ampla defesa.

13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

PERIODICIDADE

Trilhas Filosóficas tem periodicidade semestral, recebendo a qualquer momento artigos para publicação.

Desde o ano de 2018 publicamos sempre um número em Fluxo Contí­nuo, e outro número sendo um Dossiê no qual tematiza questões filosóficas a partir de um determinado filósofo, ou de uma questão filosófica a partir de qualquer filósofo da tradição tendo a possibilidade de refletir criticamente sobre a interface filosofia, educação, ensino.

A partir de 2020 continuaremos recebendo a qualquer momento artigos sobre qualquer temática filosófica ou na interface com educação e ensino, mas publicaremos o Fluxo Contí­nuo dentro de um Dossiê. Portanto, a partir de 2020 publicaremos dois números, sendo dois Dossiês temáticos junto com artigos em Fluxo contí­nuo em cada Dossiê temático.

Esta decisão do Conselho Editorial decorre de uma maior consolidação da revista Trilhas Filosóficas, na comunidade filosófica do paí­s, pelo aumento considerável do recebimento de artigos submetidos.

 

TERMOS DE ISENÇÃO PARA AUTORES (AS) E LEITORES (AS)

As publicações da revista Trilhas Filosóficas não têm fins comerciais. Portanto, não será cobrada nenhuma taxa dos autores (as) por trabalhos submetidos í  avaliação, assim como não será cobrada pela publicação, nem pela sua distribuição ou download por terceiros.