Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- É preciso enviar o ARQUIVO SUPLEMENTAR com os dados do seu minicurrículo, a forma da citação de seu nome e, sobretudo, o informe da titulação. Só publicamos trabalhos de doutores (as).
-
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas;
-
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word extensão DOC ou DOCX (desde que não ultrapassem 2MB);
-
O texto está em espaço simples; usa uma fonte GARAMOND de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;
-
URLs para as referências foram informadas quando disponíveis;
-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
FLUXO CONTíNUO
Artigos sobre qualquer temática filosófica a partir de um filósofo clássico da tradição filosófica, ou que articule filosofia com educação e/ou ensino.
RESENHA
Política padrão da seção
DOSSIÊ GADAMER (v.16, n.2, 2023)
Artigos, resenhas, traduções sobre qualquer temátiva sobre o filósofo Gadamer
Editor Convidado Prof. Dr Gustavo Silvano Batista (UFPI)
Dossiê Epicurismo antigo e sua recepção (v.15, n.2, 2022)
Epicurismo antigo e sua recepçpão
DOSSIÊ A FILOSOFIA DO "SELF" DE GEORGE MEAD (v.16, n.3, 2023) - EDIÇíO ESPECIAL
Dossiê A Filosofia do Self de George Mead (v.16, n.3, 2023) - Editores convidados Profa. Dra. Shirlene Mafra Medeiros (UERN), e Profa. Dra. Rita Maria Radl-Philipp (Universidad de Santiago de Compostela - USC) - Edição Especial
Submissão até 15 de Março de 2021 / Publicação em Maio
DOSSIÊ ÉTICA E CIDADANIA (v.16, n.1, 2023)
ARTIGOS DO GT DA ANPOF ÉTICA E CIDADANIA
DOSSIÊ FILOSOFIA E LITERATURA (v.17, n.1, 2024)
Dossiê Filosofia e Literatrura (v.17, n.1, 2024) - Editor Convidado Prof. Dr José Francisco das Chagas (Déda) (UERN)
Submissões PRORROGADAS até 31 de MAIO 2024 / Publicação em Julho de 2024
Articulação entre filosofia e literatura.
DOSSIÊ BOAVENTURA DE BAGNOREGIO – 750 ANOS NA VIDA DO PENSAMENTO (v.17, n.3, 2024, Edição Especial).
BOAVENTURA DE BAGNOREGIO – 750 ANOS NA VIDA DO PENSAMENTO (v.17, n.3, 2024, Edição Especial).
Boaventura de Bagnoregio faleceu em 15 de julho de 1274. Comemorar a morte de um pensador é oportunidade para se trazer à memória e para pensar a vida do pensamento. É como pensador que, há 750 anos, Boaventura vive na história. Este número pretende celebrar isso convidando a pensar sobre sua contribuição para a vida do pensamento. Boaventura foi mestre de teologia em Paris, ministro geral da ordem franciscana e, por fim, por pouco mais de um ano, cardeal arcebispo de Albano, morrendo durante a preparação para o Concílio de Lião. Recebeu o epíteto de “doutor seráfico” e o título de “príncipe da teologia mística”. Nele, a fé edifica a teologia e se transforma em contemplação, animada por uma mística de um amor ardente. Nele, o estudo enquanto empenho e trabalho do intelecto culmina numa Páscoa mística, que se cumpre como um retorno afetivo ao mistério. A máxima iluminação do homem de desejo se dá como um mergulho na caligem supraluminosa do Deus escondido. A ciência culmina na sapiência, que é o saber de experiência feito, o saber como sabor. Ao longo do itinerário da mente para Deus o macrocosmo se torna livro a ser lido nas entrelinhas com a força luminosa do intelecto. O ser humano, microcosmo, ascende e se deixa reconduzir ao Primeiro Princípio, o “Pai das Luzes’. Para ele, o ser é luz, o conhecer é iluminação. As suas posições filosóficas – exemplarismo, hilemorfismo universal, razões seminais, iluminação intelectual e moral, etc – reconduzem-se a uma metafísica onde o Verbo incriado, encarnado e inspirado, é o medium da Trindade, do universo e do ser humano.
As contribuições a este número podem versar sobre os diversos aspectos da vida do pensamento na vida e obra de Boaventura, sobre suas fontes e suas relações com a tradição filosófica-teológica-mística, bem como sobre a história de suas repercussões e sobre aproximações com o pensamento hodierno. Assim, pode-se revelar uma contemporaneidade da mensagem boaventuriana em um mundo em que a terra clama por uma renovada escuta de sua linguagem e o livro do universo pede para ser relido em outras chaves interpretativas que não as motivadas pelo interesse da conquista e da exploração, do saber que se reduz a poder, recobrando, assim, seu valor simbólico-analógico e conclamando para a fraternidade universal.
Os artigos devem ser submetidos (Mestres ou Doutores) até o dia 30 de novembro de 2024: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF
Editores: Prof. Dr. Marcos Aurélio Fernandes (PPGFIL UnB) / Me. Carlos Vinícius Sarmento Silva (Doutorando/PPGFIL UnB)
Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)
Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial) - Editor Prof. Dr. Marcos Érico de Araújo Silva (UERN)
Dossiê Filosofias Políticas do Reconhecimento (v.17, n.2, 2024)
Dossiê Filosofias Políticas do Reconhecimento (v.17, n.2, 2024) - Editor Convidado Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho (UFRN) e Prof. Me José Gilliard Santos da Silva (Doutorando UFRN)
Submissões até 30 de Dezembro de 2024 / Publicação em Fevereiro de 2025
Mestres e Doutores
Declaração de Direito Autoral
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos à revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.