Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • É preciso enviar o ARQUIVO SUPLEMENTAR com os dados do seu minicurrículo, a forma da citação de seu nome e, sobretudo, o informe da titulação. Só publicamos trabalhos de doutores (as).
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word extensão DOC ou DOCX (desde que não ultrapassem 2MB);
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte GARAMOND de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;
  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis;
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

Diretrizes para Autores

1 Serão analisados textos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, conforme a disponibilidade de pareceristas habilitados para julgar a temática abordada. Solicita-se que os autores atentem para o cumprimento das normas ortográficas a fim de que gradativamente, com sua colaboração, o periódico se encontre a elas inteiramente adequado, considerando ser de sua inteira responsabilidade a fluência no vernáculo.

2 Publicamos trabalhos apenas de DOUTORES (as), preferencialmente em Filosofia. Artigos em co-autoria, portanto, não podem ter autores (as) graduandos ou graduados.

3 Todos os trabalhos, exceto Resenhas e de professores (as) convidados (as), serão submetidos ao sistema de double blind review, ou seja, de dois pareceristas anônimos para analisar e avaliar cada artigo. No caso de ocorrer dois pareceres com resultados contraditórios, um aprovando e outro recusando, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista anônimo para a decisão final sobre a publicação ou não do artigo.

4 Apenas as Resenhas serão avaliadas pelo Conselho Editorial. As Resenhas crí­ticas só poderão ser submetidas em português, preferencialmente de obras publicadas há no máximo cinco anos contados da data de submissão, exceto obras consideradas clássicas relacionadas a determinada temática do Dossiê a que a resenha foi submetida. As resenhas devem trazer os dados biliográficos da obra, os dados sobre o autor (a), uma breve descrição das partes constitutivas do livro (Introdução, Capí­tulos, Conclusão), seguida de uma apreciação crí­tica da obra em si pelo resenhista.

5 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

6 Todos os trabalhos deverão ser inéditos e anônimos, não apresentando em seu corpo quaisquer indicações que permitam a identificação da autoria.

7 Deve ser enviado, anexado, durante o processo de submissão, um "Documento suplementar" com os seguintes dados: nome completo, e-mail,  formação acadêmica, instituição que está vinculado, forma da citação do nome em trabalhos acadêmicos, minicurrí­culo de poucas linhas que constará na primeira página do artigo publicado.

8 O autor que tiver seu artigo publicado precisará ficar, posteriormente, dois números sem poder publicar na Trilhas Filosóficas. A nova submissão poderá ser enviada a qualquer tempo, mas caso o trabalho seja aprovado será publicado após a publicação de dois números.

9 Além de resumo, em parágrafo único, na própria lí­ngua em que foram escritos (aplicável aos trabalhos escritos em lí­ngua estrangeira), todos os trabalhos deverão apresentar obrigatoriamente resumo (com tí­tulo e subtí­tulo, se houver) em português e inglês, cada qual contendo um máximo de 200 palavras, e um máximo de 6 (seis) palavras-chave nos referidos idiomas, separadas por ponto ".".

10 Os textos deverão conter, no mí­nimo 12 páginas, e, no máximo, 25 páginas (incluindo as Referências) digitadas em formato A4, utilizando editor de texto do tipo *.doc, ou *docx, fonte GARAMOND 12, espaço simples, parágrafos justificados e margens de 3 cm, obedecendo í s normas de citação da ABNT, evitando-se o uso de recursos avançados de edição, como estrutura de tópicos e semelhantes. A utilização de caracteres gregos com fontes especiais está condicionada ao envio da fonte juntamente ao texto.

11 Trabalhos que excedem 25 páginas excepcionalmente poderão ser aceitos em virtude da relevância acadêmico-filosófica a critério do Editor responsável.

12 As citações no texto devem estar de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme as normas técnicas da ABNT (NBR 10520:2002). Citações recuadas (com mais de 3 linhas), sem aspas, com espaçamento simples, GARAMOND 11 e recuo de 4 cm. Citações não recuadas com mesma formatação do texto em que se encontra, entre aspas "" e não com outras marcas. O artigo que têm citações ou palavras em grego deverá ser enviado o arquivo com a fonte grega utilizada.

13 As referências devem ser relacionadas ao final do texto, não em notas, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023:2002).

14 Notas de rodapé somente explicativas, com espaço simples, GARAMOND 10, numeradas automaticamente e colocadas ao pé da página, de acordo com a ABNT.

15 Empregar itálico ao invés de sublinhado, exceto em endereços URL. Em tí­tulo de obras e em palavras estrangeiras utiliza-se o itálico e NíO o negrito. O negrito emprega-se quando o articulista deseja dar ênfase ou destaque em uma palavra ou frase na citação.

16 A aceitação de traduções para publicação estará condicionada í  adequação í s disposições legais relativas aos Direitos Autorais, para o que solicita-se que o tradutor consulte previamente o sí­tio https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm.

17 Alguns exemplos para as referências:

  1. a)   Citações de artigos: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Tí­tulo do artigo. Tí­tulo do periódico em negrito, número do volume (ano de publicação), número da página. 

Exemplo:

SOUZA, Alcides. Verdade e mentira na dialética platônica. Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43.

 

  1. b)  Citações de capí­tulos de livro: Último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Tí­tulo do capí­tulo SEM aspas, com ponto. Indicador "In:", Último sobrenome do organizador em letras maiúsculas, primeiro nome do organizador.Tí­tulo da obra em negrito.local da edição: editora, ano, página.

Exemplo:

SILVA, Fábio. Crí­tica e vigilância. In: SANTOS, Mário. Filosofia em crise. São Paulo: Paulus, 2013, p. 8-19.

 

  1. c)      Citação de livro: último sobrenome do autor em letras maiúsculas, primeiro nome. Tí­tulo da obra em negrito. Subtí­tulo sem ser negrito e sem ser itálico. Local da edição: editora, ano.

Exemplo:

SILVEIRA. Selma. Metafí­sica contemporânea: ensaios. Mossoró: Edições UERN, 2012.

 

  1. d)       Citação on-line: citação do capí­tulo de livro, livro ou artigo como acima, seguido por "Disponí­vel em: <...>" com a indicação do link de acesso, seguido por "acessado em: ..." entre parênteses, com a indicação do dia, mês e ano do acesso:

Exemplo:

TAVARES, ílvaro. Verdade e mentira na dialética platônica, Trilhas Filosóficas, 2 (2012), p. 29-43. Disponí­vel em: <http://www.uern.br/outros/trilhasfilosoficas/conteudo/normas.htm> (acessado em: 17.06.2013).

 

Para ilustração das normas:

 

TíTULO EM PORTUGUÊS negrito, Fonte GARAMOND, 14pt

[TíTULO EM INGLÊS] sem ser negrito nem itálico, Fonte GARAMOND, 12pt

As palavras "Resumo",'Abstract", "Palavras-chave", e "Keywords" em negrito. Texto do Resumo e Abstract, assim como os termos das "Palavras-chave" e "Keywords" sem ser negrito nem itálico. Espaço simples. Fonte GARAMOND, 12 pt.

Todo o resto do texto:

Fonte GARAMOND, 12pt, e espaço simples.

Citações com mais de 3 linhas, sem aspas, com recuo de 4 cm e fonte 11pt

Empregar itálico apenas para tí­tulos de obras, de periódicos, em palavras estrangeiras e quando no texto citado o itálico estiver no original. Empregar o negrito (ao invés de itálico) quando o articulista desejar dar ênfase ou destacar alguma palavra ou frase na citação. Evidenciando no sistema autor data da citação de quem é o grifo, se do original ou se é do articulista (KIERKEGAARD, 2010, p. 34, grifo do autor) ou (KIERKEGAARD, 2010, p. 34, grifo nosso).

Primeira linha do parágrafo 1,25cm

Recuo e espaçamento (no Word em Formatar Parágrafo) 6pt

Tí­tulos de seções, quando houver, negrito e maiúscula, 12pt

As REFERÊNCIAS devem ser em espaço simples (como todo texto), separadas por um enter.

FLUXO CONTíNUO

Artigos sobre qualquer temática filosófica a partir de um filósofo clássico da tradição filosófica, ou que articule filosofia com educação e/ou ensino.

RESENHA

Polí­tica padrão da seção

DOSSIÊ GADAMER (v.16, n.2, 2023) 

Artigos, resenhas, traduções sobre qualquer temátiva sobre o filósofo Gadamer

Editor Convidado Prof. Dr Gustavo Silvano Batista (UFPI)

Dossiê Epicurismo antigo e sua recepção (v.15, n.2, 2022)

Epicurismo antigo e sua recepçpão

DOSSIÊ A FILOSOFIA DO "SELF" DE GEORGE MEAD (v.16, n.3, 2023) - EDIÇíO ESPECIAL

Dossiê A Filosofia do Self de George Mead (v.16, n.3, 2023) - Editores convidados Profa. Dra. Shirlene Mafra Medeiros (UERN), e Profa. Dra. Rita Maria Radl-Philipp (Universidad de Santiago de Compostela - USC) - Edição Especial

Submissão até 15 de Março de 2021 / Publicação em Maio

DOSSIÊ ÉTICA E CIDADANIA (v.16, n.1, 2023)

ARTIGOS DO GT DA ANPOF ÉTICA E CIDADANIA

DOSSIÊ FILOSOFIA E LITERATURA (v.17, n.1, 2024)

Dossiê Filosofia e Literatrura (v.17, n.1, 2024) - Editor Convidado Prof. Dr José Francisco das Chagas (Déda) (UERN)

Submissões PRORROGADAS até 31 de MAIO 2024 / Publicação em Julho de 2024

Articulação entre filosofia e literatura.

DOSSIÊ BOAVENTURA DE BAGNOREGIO – 750 ANOS NA VIDA DO PENSAMENTO (v.17, n.3, 2024, Edição Especial).

BOAVENTURA DE BAGNOREGIO – 750 ANOS NA VIDA DO PENSAMENTO (v.17, n.3, 2024, Edição Especial).

Boaventura de Bagnoregio faleceu em 15 de julho de 1274. Comemorar a morte de um pensador é oportunidade para se trazer à memória e para pensar a vida do pensamento.  É como pensador que, há 750 anos, Boaventura vive na história. Este número pretende celebrar isso convidando a pensar sobre sua contribuição para a vida do pensamento. Boaventura foi mestre de teologia em Paris, ministro geral da ordem franciscana e, por fim, por pouco mais de um ano, cardeal arcebispo de Albano, morrendo durante a preparação para o Concílio de Lião. Recebeu o epíteto de “doutor seráfico” e o título de “príncipe da teologia mística”. Nele, a fé edifica a teologia e se transforma em contemplação, animada por uma mística de um amor ardente. Nele, o estudo enquanto empenho e trabalho do intelecto culmina numa Páscoa mística, que se cumpre como um retorno afetivo ao mistério. A máxima iluminação do homem de desejo se dá como um mergulho na caligem supraluminosa do Deus escondido. A ciência culmina na sapiência, que é o saber de experiência feito, o saber como sabor. Ao longo do itinerário da mente para Deus o macrocosmo se torna livro a ser lido nas entrelinhas com a força luminosa do intelecto. O ser humano, microcosmo, ascende e se deixa reconduzir ao Primeiro Princípio, o “Pai das Luzes’. Para ele, o ser é luz, o conhecer é iluminação. As suas posições filosóficas – exemplarismo, hilemorfismo universal, razões seminais, iluminação intelectual e moral, etc – reconduzem-se a uma metafísica onde o Verbo incriado, encarnado e inspirado, é o medium da Trindade, do universo e do ser humano.

As contribuições a este número podem versar sobre os diversos aspectos da vida do pensamento na vida e obra de Boaventura, sobre suas fontes e suas relações com a tradição filosófica-teológica-mística, bem como sobre a história de suas repercussões e sobre aproximações com o pensamento hodierno. Assim, pode-se revelar uma contemporaneidade da mensagem boaventuriana em um mundo em que a terra clama por uma renovada escuta de sua linguagem e o livro do universo pede para ser relido em outras chaves interpretativas que não as motivadas pelo interesse da conquista e da exploração, do saber que se reduz a poder, recobrando, assim, seu valor simbólico-analógico e conclamando para a fraternidade universal.

Os artigos devem ser submetidos (Mestres ou Doutores) até o dia 30 de novembro de 2024: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF

Editores: Prof. Dr. Marcos Aurélio Fernandes (PPGFIL UnB) / Me. Carlos Vinícius Sarmento Silva (Doutorando/PPGFIL UnB)

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó  (v.16, n.3, 2023, Edição Especial) - Editor Prof. Dr. Marcos Érico de Araújo Silva (UERN)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.