A crí­tica de Karl Marx à religião na obra A Questão Judaica

Autores

  • Ivanaldo Santos UERN

Palavras-chave:

Marx, Estado e religião.

Resumo

Neste ensaio, procura-se demonstrar que Karl Marx critica a religião por duas razões. Primeiro, como uma crí­tica à concepção de Estado que se constitui como base e estrutura do Estado alemão e, por conseguinte, da Europa do século XIX. A religião faz parte do aparato ideológico que o Estado utiliza para alienar a população. Segundo, por projetar uma sociedade perfeita fora do mundo material, a religião impede a conscientização polí­tica dos trabalhadores e o processo mais elevado que é a revolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanaldo Santos, UERN

Doutor em estudos da linguagem, professor do departamento de filosofia e do mestrado em Letras da UERN. E-mail: ivanaldosantos@yahoo.com.br. 

Referências

ALMEIDA, A. Alves de. Nova Enciclopédia de Pesquisa Fase. Rio de Janeiro: Fase. v. 9. 1971.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Tradução Waltensir Dutra [et al]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

ChAUI, Marilena. Convite í filosofia. São Paulo: ítica, 1999.

COUTINhO, Carlos Nélson. Marxismo e Polí­tica: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1996.

BUARQUE, Aurélio de holanda Ferreira. Novo dicionário da lí­ngua portuguesa. 4. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

LIMA, José Moreira de. Uma Breve Introdução histórica a Karl Marx e ao marxismo. 2002. 48f. Trabalho de conclusão de curso Graduação em Filosofia – Curso de Filosofia, Seminário de São Pedro, Natal, 2002.

MARX, Karl. ENGELS, F. A Sagrada Famí­lia. s/t. São Paulo: Moraes, 1999a.

___. A Ideologia Alemã. Tradução José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: hucitec, 1999b.

MARX, Karl. Para a critica da economia polí­tica, do capital, o rendimento e suas fontes. Trad. Edgard Malagodi. São Paulo: Nova Cultural, 2000a.

___. A Questão Judaica. s/t. São Paulo: Centauro, 2000b.

MONDIN, Battista. Quem é Deus? Elementos de teologia filosófica. Tradução José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 1997.

NOVA Enciclopédia Barsa. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 1999. V.9.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do romantismo até nossos dias. Tradução L. Costa e h. Dalbosco. São Paulo: Paulus, 1991. (Coleção Filosofia).

SOCIEDADE CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE CATóLICA PORTUGUESA. LOGOS, Enciclopédia luso-brasileira de filosofia. Lisboa: Ed. Verbo, 1997. v.2. STACCONE, Giuseppe. Filosofia da religião: o pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação í Sociologia. São Paulo: Atual, 2000. ZILLES, Urbano. Filosofia da Religião. São Paulo: Paulinas, 1991.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

SANTOS, Ivanaldo. A crí­tica de Karl Marx à religião na obra A Questão Judaica. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 43–54, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1538. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)