Práxis pedagógica na filosofia de paulo freire:

um estudo dos estádios da consciência

Autores

  • Wilson Correia UNICAMP
  • Cláudia Bonfim UNICAMP

Palavras-chave:

Paulo Freire, Consciência, Educação, Docência

Resumo

O presente artigo assume como tema o estudo do sentido da práxis pedagógica em Paulo Freire e o faz mediante a investigação do sentido dos ní­veis de consciência e de breve exposição sobre a trajetória bibliográfico-profissional freireana. O estudo segue as regras da pesquisa bibliográfica e se atém à leitura analí­tica e sintética da literatura especializada. Objetiva evidenciar que, atualmente, a tarefa do professor e da professora deveria consistir em desenvolver uma prática docente que vise ao alcance da consciência crí­tica por parte dos educandos e de si mesmos. Conclui afirmando que, em uma sociedade assistencialista como a brasileira, práticas polí­ticas voltadas para a afirmação da anti-criticidade fazem com que a docência seja um verdadeiro desafio, razão pela qual vale a pena empreendê-la.

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Biografia do Autor

Wilson Correia, UNICAMP

 Wilson Correia desenvolve pesquisa de doutoramento na UNICAMP. É mestre em Educação pela UFU. Cursou especialização em Psicopedagogia pela UFG. Graduou-se em Filosofia pela UCG. É professor universitário. É membro do Grupo de Pesquisa Paidéia, FE/UNICAMP. É autor de Saber Ensinar. São Paulo: EPU, 2006. Endereço eletrônico: wilfc2002@yahoo.com.br.

Cláudia Bonfim, UNICAMP

 Cláudia Bonfim desenvolve pesquisa de doutoramento em Educação na UNICAMP. É mestre em Educação pela FAFICOP. Cursou especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela FAFICOP. É Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia pela FAFICOP. É professora efetiva da rede municipal de Cornélio Procópio/PR, e professora da Pós-graduação Lato Sensu da FAFICOP. É membro do Grupo de Pesquisa Paidéia, FE/UNICAMP e Bolsista CAPES.

Referências

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Publicado

2020-04-11

Como Citar

CORREIA, W.; BONFIM, C. . Práxis pedagógica na filosofia de paulo freire: : um estudo dos estádios da consciência . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 55–66, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1539. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO