Práxis pedagógica na filosofia de paulo freire:

um estudo dos estádios da consciência

Autores

  • Wilson Correia UNICAMP
  • Cláudia Bonfim UNICAMP

Palavras-chave:

Paulo Freire, Consciência, Educação, Docência

Resumo

O presente artigo assume como tema o estudo do sentido da práxis pedagógica em Paulo Freire e o faz mediante a investigação do sentido dos ní­veis de consciência e de breve exposição sobre a trajetória bibliográfico-profissional freireana. O estudo segue as regras da pesquisa bibliográfica e se atém à leitura analí­tica e sintética da literatura especializada. Objetiva evidenciar que, atualmente, a tarefa do professor e da professora deveria consistir em desenvolver uma prática docente que vise ao alcance da consciência crí­tica por parte dos educandos e de si mesmos. Conclui afirmando que, em uma sociedade assistencialista como a brasileira, práticas polí­ticas voltadas para a afirmação da anti-criticidade fazem com que a docência seja um verdadeiro desafio, razão pela qual vale a pena empreendê-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Correia, UNICAMP

 Wilson Correia desenvolve pesquisa de doutoramento na UNICAMP. É mestre em Educação pela UFU. Cursou especialização em Psicopedagogia pela UFG. Graduou-se em Filosofia pela UCG. É professor universitário. É membro do Grupo de Pesquisa Paidéia, FE/UNICAMP. É autor de Saber Ensinar. São Paulo: EPU, 2006. Endereço eletrônico: wilfc2002@yahoo.com.br.

Cláudia Bonfim, UNICAMP

 Cláudia Bonfim desenvolve pesquisa de doutoramento em Educação na UNICAMP. É mestre em Educação pela FAFICOP. Cursou especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela FAFICOP. É Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia pela FAFICOP. É professora efetiva da rede municipal de Cornélio Procópio/PR, e professora da Pós-graduação Lato Sensu da FAFICOP. É membro do Grupo de Pesquisa Paidéia, FE/UNICAMP e Bolsista CAPES.

Referências

FREIRE, P. & ShOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d"™ígua, 1995.

GADOTTI, M. Convite í leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione 1989.

OLIVEIRA, A. S. de. Estágios da consciência segundo Paulo Freire. In: Educação: redes que capturam caminhos que se abrem. Vitória, ES: EDUFES, 1996, p. 35-48.

RENGEL. M. Representações e reflexões sobre o "bom professor". 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. SAVIANI, D. Personalidades lembram o educador [Paulo Freire]. Revista Nova Escola Online. Disponí­vel em: <http://novaescola.abril.com.br/especiais/paulo_freire/paulo_ feire3.htm>. Acesso em: 15.10.2007.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

CORREIA, Wilson; BONFIM, Cláudia. Práxis pedagógica na filosofia de paulo freire: : um estudo dos estádios da consciência . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 55–66, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1539. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO