Singularidade e repetição:

"eterno retorno" como sí­mbolo da afirmatividade trágica

Autores

  • Dax Moraes UERN

Palavras-chave:

Singularidade; Repetição; Eterno retorno; Afirmação trágica; Realidade; Amor.

Resumo

As reflexões sobre o eterno retorno, em geral, privilegiam os escritos póstumos de Nietzsche, onde aparece como uma espécie de tese positiva, de tal modo que alguns comentadores tendem a partir do eterno retorno como pensamento fundamental de Nietzsche. Adotando outra via, e desenvolvendo uma filosofia centrada na singularidade, ou "idiotia", Rosset, opondo-se a heidegger e mesmo a Deleuze, tenta mostrar ser estranha a Nietzsche a idéia de algo ser de tal modo dotado de um ser a ponto de uma tal identidade ser passí­vel de repetição. O singular, efêmero e pleno como o instante, é, ao invés, necessariamente irrepetí­vel. O eterno retorno é então apresentado como hipótese-sí­mbolo da afirmatividade trágica, a qual consistiria no efetivo pensamento fundamental de Nietzsche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dax Moraes, UERN

 Dax Moraes < oejeblik@yahoo.com.br > é mestre é Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Professor Assistente I no Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976. (Coleção Semeion).

HEIDEGGER, Martin. Nietzsche: metafí­sica e niilismo. Trad. Marco Antonio Casa Nova. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2000. (Coleção Conexões). Tí­tulo original: Metaphysik und Nihilismus.

NIETZSChE, Friedrich Wilhelm. Par delí le bien et le mal: prélude d"™une philosophie de l"™avenir. Trad. henri Albert. Paris: Mercure de France, [19 - - ]. (Å’uvres complètes de Frédéric Nietzsche).

___. Ecce homo: como se chega a ser o que se é. Trad. José Marinho. Lisboa: Guimarães & C., [1979?]. (Colecção Filosofia e Ensaios).

___. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Mário da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a.

___. Crepúsculo dos í­dolos: ou como filosofar com o martelo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000b. (Coleção Conexões).

___. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004a.

___. III Consideração intempestiva: Schopenhauer educador. In: MELO SOBRINhO, Noéli Correia de (Org.; Trad.). Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004b. p. 138-222.

___. II Consideração intempestiva: sobre a utilidade e os inconvenientes da história para a vida. In: MELO SOBRINhO, Noéli Correia de (Org.). Escritos sobre história. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005. p. 67-178.

RILKE, Rainer Maria. Nona elegia. Elegias de Duí­no. Trad. Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Globo, s.d. p. 49-54.

ROSSET, Clément. Sobre Nietzsche. Alegria: a força maior. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 31-93.(Coleção Conexões).

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

MORAES, D. . Singularidade e repetição: : "eterno retorno" como sí­mbolo da afirmatividade trágica . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 81–97, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1542. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO