Por que Espinosa recusou o convite para ser professor de filosofia em Heidelberg?

Autores

  • Fernando Bonadia de Oliveira UNICAMP

Palavras-chave:

Espinosa, Bento de (1632-1677) – Liberdade de ensinar – Ensino de filosofia – heidelberg – Filosofia da Educação.

Resumo

Este trabalho pretende realizar uma primeira aproximação das razões pelas quais Espinosa (1632-1677) não aceitou o convite para lecionar filosofia na Academia de heidelberg. O convite fora-lhe feito por Ludovicus Fabritius a pedido do Eleitor Palatino, por carta datada de 16 de fevereiro de 1673. A resposta de Espinosa, declinando do convite, foi redigida a 30 de março do mesmo ano. Embora lhe fosse garantida certa liberdade para filosofar nesta instituição, Espinosa recusa a oferta apresentando dois motivos: (1) o fato de que a destinação de tempo para a instrução da juventude obstaria seus próprios avanços na filosofia e (2) o desconhecimento de quais seriam os limites da liberdade de filosofar a ele prometida. Através de um estudo bibliográfico-analí­tico, este trabalho examinará em que sentido essas razões devem ser compreendidas quando lidas à luz daquilo que Espinosa expressa em outras obras, mostrando como a refutação deste convite está em profundo acordo com aquilo que sua filosofia ensina e defende, isto é, a tranqüilidade da alma e a liberdade de ensinar. Ademais, há um apêndice com uma tradução da carta que contém a resposta de Espinosa a Ludovicus Fabritius.

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Biografia do Autor

Fernando Bonadia de Oliveira, UNICAMP

 Mestrando em história e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Membro dos grupos: PAIDÉIA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação) e GEPDIS (Grupo de Estudos e Pesquisas Diferença e Subjetividade). E-mail: fernandobonadia@yahoo.com.br

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Publicado

2020-04-11

Como Citar

OLIVEIRA, F. B. de . Por que Espinosa recusou o convite para ser professor de filosofia em Heidelberg? . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101–114, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1547. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

TRADUÇÃO