O estoicismo de Michel Foucault:

uma análise a partir do conceito de acontecimento

Autores

  • Miguel Ângelo Oliveira do Carmo UFAC e UFRJ

Palavras-chave:

Acontecimento, Incorporal, Estóicos, Foucault

Resumo

A leitura de alguns textos dos Dits et écrits, somada a uma atenção maior para com o desdobramento da filosofia do chamado "último Foucault", independentemente da sua aproximação com os antigos, revela-nos a possibilidade de afirmar, não digo uma posição estóica, mas um certo "uso" do estoicismo na filosofia de Michel Foucault. A problematização do discurso, revelando as artimanhas do sentido; a percepção iminente do poder na "lógica das práticas" dos indiví­duos, conformando-os a uma subjetividade; a criação do conceito de "acontecimentalização", que desdobra um outro processo histórico; por fim, a sinalização de uma ética como construção polí­tica do indiví­duo consigo mesmo, com o outro e com as coisas (estética da existência), são elementos de uma prática filosófica que o aproxima, por vezes, do estoicismo. O presente trabalho não pretende se desdobrar em todos esses elementos e nem tem a intenção de afirmar, categoricamente, um Foucault estóico, mas, a partir do conceito de acontecimento/acontecimentalização, problematizar uma aproximação entre a prática filosófica de Foucault e a dos estóicos.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ângelo Oliveira do Carmo, UFAC e UFRJ

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Referências

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de A. Sampaio. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe B. Neves. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

FOUCAULT, Michel. Theatrum Philosophicum. In: Dits et écrits: Vol. I. Paris: Quarto Gallimard, 2001a.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, la généalogie, l"™histoire. In: Dits et écrits: Vol. I. Paris: Quarto Gallimard, 2001b.

FOUCAULT, Michel. Table ronde dum ai 1978. In: Dits et écrits: Vol. II. Paris: Quarto Gallimard, 2001c.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Como Citar

CARMO, Miguel Ângelo Oliveira do. O estoicismo de Michel Foucault: : uma análise a partir do conceito de acontecimento . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 127–134, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1558. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO