Sobre educação, cultura e humanidade em Adorno

Autores

  • Paulo Lucas da Silva UFPA

Palavras-chave:

Humanidade, Cultura, Educação, Indiví­duo, Adorno

Resumo

Discuto, como uma introdução, a pertinente defesa da humanidade na obra de Adorno e deste na parceria com Horkheimer. Na obra do frankfurtiano a humanidade pode ser entendida por um triplo viés, ou seja: o que a humanidade é (não-humanizada); o que querem fazer parecer que a ela seja (ideologia como aparência); e, aquilo que a humanidade seria ao procurar realizar seu telos. A humanidade, por meio da derrota do sujeito pensante experimenta a derrota e a desumanização, apesar da aparência de felicidade e de superação. A cultura concorreria para a construção desta humanidade emancipada e autônoma, contando com o importante papel a ser desenvolvido pela educação. Mas a educação, como a cultura se encontram comprometidas com a estrutura social vigente e hegemônica, que desumaniza em favor do capital. A educação é defendida, então, como uma educação negativa, no confronto com a realidade, para a crí­tica, para a contradição e resistência. 

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Biografia do Autor

Paulo Lucas da Silva, UFPA

 Professor Adjunto de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Universitário de Altamira; Lí­der do Grupo de Estudos Dialética Educação e Cultura – Campo e Cidade (GEDEC-CC/CNPq). Licenciado Pleno em Filosofia, FAFIMC, Viamão, RS (1987-9); Especialista em Docência do Ensino Superior – UFPA, Campus de Altamira (1996-8), Mestre em Educação: Polí­ticas Públicas, Centro de Educação – UFPA, Belém (1998-2001) e Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação UFMG, Belo Horizonte (2002-6).

Referências

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Publicado

2020-04-12

Como Citar

SILVA, P. L. da. Sobre educação, cultura e humanidade em Adorno. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 9–25, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1565. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO