"Educação pela Filosofia" e a construção do currículo no ensino fundamental:
perspectivas conflitantes
Palavras-chave:
Filosofia, Currículo, Ensino, InfânciaResumo
O presente artigo trata da problemática atual da inclusão da filosofia no currículo do Ensino Fundamental. Discute possíveis concepções acerca da filosofia e, conseqüentemente, de seu ensino. Pretende apresentar o sentido da filosofia presente no currículo da SME (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba), visando mostrar sua importância como eixo orientador do currículo, isto é, como um princípio orientador da educação voltada para a autonomia crítica do educando. Neste sentido, debate a relação entre uma proposição de "Educação pela Filosofia" e possíveis concepções que envolvem o sentido e o significado do ensinar "Filosofia". Mostra também que para se assegurar a presença da filosofia no currículo, é necessário reconhecê-la como ensino. Finalmente, numa perspectiva propositiva, o texto aponta para algumas das possibilidades mais comuns do exercício do filosofar na escola: atividades especiais, oficinas de filosofia, ensino, a partir de temas e problemas filosóficos, bem como de projetos interdisciplinares.
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Referências
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