"Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental:

perspectivas conflitantes

Autores

  • Geraldo Balduino Horn UFPR
  • Fabiana Muranaka do B. e Araújo UFPR

Palavras-chave:

Filosofia, Currí­culo, Ensino, Infância

Resumo

O presente artigo trata da problemática atual da inclusão da filosofia no currí­culo do Ensino Fundamental. Discute possí­veis concepções acerca da filosofia e, conseqüentemente, de seu ensino. Pretende apresentar o sentido da filosofia presente no currí­culo da SME (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba), visando mostrar sua importância como eixo orientador do currí­culo, isto é, como um princí­pio orientador da educação voltada para a autonomia crí­tica do educando. Neste sentido, debate a relação entre uma proposição de "Educação pela Filosofia" e possí­veis concepções que envolvem o sentido e o significado do ensinar "Filosofia". Mostra também que para se assegurar a presença da filosofia no currí­culo, é necessário reconhecê-la como ensino. Finalmente, numa perspectiva propositiva, o texto aponta para algumas das possibilidades mais comuns do exercí­cio do filosofar na escola: atividades especiais, oficinas de filosofia, ensino, a partir de temas e problemas filosóficos, bem como de projetos interdisciplinares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Balduino Horn, UFPR

 Doutor em Educação, professor no Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (DTPEN/UFPR) e coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Educação e Filosofia (NESEF-UFPR).

Fabiana Muranaka do B. e Araújo, UFPR

 Mestre em Educação, especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); membro do NESEF-UFPR.

Referências

LEOPOLDO E SILVA, F. Currí­culo e formação: o ensino da filosofia. Sí­ntese – Nova Fase. Belo Horizonte, v. 20, n. 63, 1993.

KOHAN, W. O. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SEVERINO, A. J. A filosofia como elemento cultural e seu papel formativo: da necessidade da filosofia na escola. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Orgs.). Conhecimento Local e Conhecimento Universal: práticas sociais: aulas, saberes e polí­ticas. Curitiba: Champagnat, 2004.

Bibliografia adicional

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes curriculares: em Discussão. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2000.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes curriculares: o currí­culo em Construção. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2004.
CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes curriculares para a Educação Municipal em Curitiba. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2006.
HORN, G. B. Filosofia. In: KUENZER, A. (Org.) Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000. p. 189-202.

HORN, G. B. A presença da filosofia no Ensino Médio brasileiro: uma perspectiva histórica. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 17-33.

HORN, G. B. Por uma mediação praxiológica do saber filosófico no Ensino Médio: análise e proposição a partir da experiência paranaense. (Tese de Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

KOHAN, W. O. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

KOHAN, W. O.; LEAL, B. (Orgs.). Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Como Citar

HORN, G. B. .; ARAÚJO, F. M. . do B. e . "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 26–38, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO