O professor de Filosofia no Ensino Médio

Autores

  • Elvis Francis Furquim de Melo UFSM
  • Fernando Rodrigues Montes d"™Oca UFPel
  • Amarildo Luiz Trevisan UFSM

Palavras-chave:

Ensino histórico-teórico, ensino temático-problemático, terceira via didática

Resumo

Abandonar concepções unilaterais de ensino e conceber que a filosofia apresenta uma especificidade inviolável são passos importantes a serem dados na tarefa de reflexão sobre o ensino da filosofia. É preciso elaborar estratégias didáticas que dêem conta de um ensino que compreenda: conceitos contemplados da história da filosofia, conceitos criados a partir de problemas e argumentos expressos mediante a conjunção história-problemas. Isso significa unir ensino como produto e como processo em uma terceira via didática. Apresentá-la é o que pretende este artigo: analisando os argumentos favoráveis e contrários í s duas antagônicas tendências do ensino de filosofia, a histórico-teórica e a temático-problemática; identificando os elementos producentes, oriundos dos argumentos favoráveis, e contraproducentes, advindos dos argumentos contrários, a fim de rechaçar estes últimos e se apropriar dos primeiros à elaboração da terceira via; sintetizando o que de producente as tendências antitéticas apresentam; e associando a competência argumentativa ao que foi sintetizado como producente das tendências. A terceira via didática visa, pois, a conjugar a precisão e a cientificidade do ensino histórico, a criatividade do ensino temático e a necessidade de que os educandos desenvolvam a competência argumentativa.

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Biografia do Autor

Elvis Francis Furquim de Melo, UFSM

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fernando Rodrigues Montes d"™Oca , UFPel

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e bolsista CAPES.

Amarildo Luiz Trevisan, UFSM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2020-04-12

Como Citar

MELO, E. F. F. de .; D"™OCA , F. R. M. .; TREVISAN, A. L. . O professor de Filosofia no Ensino Médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 39–52, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1567. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO