Entre o poder e a subjetivação, Foucault:

sobre uma educação não-fascista

Autores

  • Wanderson Flor do Nascimento UNB

Palavras-chave:

Relações de poder, Estados de dominação, Foucault, Educação, Fascismo

Resumo

O presente texto parte da ideia foucaultiana de fascismo articulada à distinção entre relações de poder e estados de dominação – elaborada por Foucault na década de 1980 – para pensar os processos subjetivadores na educação e criticar a possibilidade de uma educação fascista.  A crí­tica deste modo de educação seria essencial para a modificação das relações violentas que estabelecemos com a diferença, com as outras pessoas, conosco mesmos. Os discursos educacionais produzidos pelo Estado brasileiro aparecem como matéria para a análise crí­tica e a discussão das propostas teóricas por um viés de uma filosofia da educação foucaultiana buscam apresentar mais uma problematização do que um conjunto de saí­das prontas e acabadas para o problema levantado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Flor do Nascimento , UNB

 Doutorando em Bioética pela Universidade de Brasí­lia (UnB), Cátedra UNESCO de Bioética da UnB, e professor colaborador da írea Filosofia na Escola, FE/UnB.

Referências

BRASIL. MEC/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasí­lia: MEC/SEMTEC, 2002.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan. Sobre los lí­mites materiales y discursivos del "sexo". Buenos Aires: Piados, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfí­sica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994a. Vol. III.

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994b. Vol. IV.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da clí­nica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

NASCIMENTO , W. F. do . Entre o poder e a subjetivação, Foucault: : sobre uma educação não-fascista . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 86–97, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1584. Acesso em: 2 out. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO