"Por que ser professor de filosofia?"

Alguns desafios

Autores

  • Roberto Rondon UFPB

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Pedagogia crí­tica

Resumo

Com a regulamentação do retorno da filosofia ao ensino médio somos colocados diante dos desafios e perspectivas desse ensino nessa região do Nordeste. Além de defendermos uma formação filosófica sólida, apontamos a necessidade de dedicarmos uma atenção especial à formação do licenciado, com todas as contribuições das ciências da educação, que devem ser traduzidas em problemas para entendermos como ensinar e aprender, quais as relações sociais vividas cotidianamente por nós e por nossos alunos, tudo isso traduzido dentro de uma compreensão mais abrangente possí­vel de nosso momento histórico com seus limites e possibilidades, buscando caminhos que possibilitem a nossa intervenção como professores e intelectuais.

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Biografia do Autor

Roberto Rondon, UFPB

Doutor em Fundamentos da Educação. Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB).

Referências

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Bibliografia adicional
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SEBRELI, Juan José. El asedio a la modernidad. Buenos Aires: Sudamericana,1991.

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Publicado

2020-05-08

Como Citar

RONDON, R. "Por que ser professor de filosofia?" : Alguns desafios. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 11–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1757. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO