Oficina de filosofia:
sensibilização, reflexão e diálogo
Palavras-chave:
Filosofia, Adolescentes, Oficina pedagógica, Metodologia de ensinoResumo
Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho com filosofia para adolescentes que não está vinculada ao ensino tradicional da História da Filosofia. A experiência relatada fundamenta-se no diálogo filosófico, caracterizado pelo confronto entre diferentes lógos, valorizando a construção coletiva de conceitos, o respeito, o direito à livre expressão e a não aceitação de pensamentos pela imposição. A metodologia de oficinas visa a uma reflexão filosófica do adolescente sobre seu papel social e sua condição de sujeito histórico, reflexão esta suscitada por atividades sensibilizadoras e materializadas em práticas de construção coletiva.
Downloads
Referências
< http://www.scribd.com/doc/6654969/ >. Acesso em: 20 abr. 2010.
FLEIG, Mario; SANTOS, Vanice dos. Pensando a Filosofia e seu ensino nas trilhas de Martin Heidegger. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, I., 2003, Santa Maria. Anais. Santa Maria: UFSM, 2003. Disponível em: < http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/pensandoafil.rtf >. Acesso em: 3 mar. 2010.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O Ensino da Filosofia e o Papel do Professor-Filósofo em Hegel. Trans/Form/Ação, v. 31, n. 2, p. 153-166. São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/trans/v31n2/09.pdf >. Acesso em: 19 fev. 2010.
KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. Heidegger e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores e Educação).
KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina; RIBEIRO, Álvaro. (Orgs.). Filosofia na Escola Pública. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 5. (Filosofia na Escola).
NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo. Ensinar filosofia: uma conversa sobre aprender a aprender. São Paulo: Papirus, 2007.
SILVA, Allyne Thaís da et al. Prática de ensino: oficina pedagógica de filosofia
para o ensino médio. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO, 2007, Cascavel. Trabalhos. Cascavel: UNIOESTE, 2007. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/13%20Prat.%20Jocely.pdf >. Acesso em: 17 set. 2009.
SILVEIRA, Maria Neusa G.; CARVALHO, Conceição A. de. Oficinas de Redação Criativa. Lavras, 2000. (Não Publicado).
SIRONI, C. L. R. O movimento "ENA" sob o olhar de um de seus idealizadores. Campinas: Unicamp-FE, GEISH; Lavras: UFLA, 1997.
VIEIRA, A. M.; RIZOTTO, D. C.; CARLETO, E. A.; GONÇALVES, S. A. S. Oficinas Pedagógicas: uma estratégia para o trabalho interdisciplinar. Jornal do PROCAP – Fase Escola Sagarana, ago. 2002. Belo Horizonte: Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, 2002. Coluna de fundamentos, p. 8.
Bibliografia adicional
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 5. ed. Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1995.
HEGEL, G. W. Friedrich. Introdução à História da Filosofia. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 387-400. (Coleção Os Pensadores).
KOHAN, Walter Omar; WALKSMAN, Vera. (Orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. Petrópolis: Vozes, 1998. v. 2. (Filosofia na Escola).
KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David. (Orgs.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. v. 3. (Filosofia na Escola).
KOHAN, Walter Omar. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
PAVIANI, Jayme. Platão e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores e Educação).
PLATíO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 20-22. (Coleção Os Pensadores).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.