Oficina de filosofia:

sensibilização, reflexão e diálogo

Autores

  • Leonardo Lana de Carvalho
  • Luí­s Gustavo Guadalupe Silveira UFU

Palavras-chave:

Filosofia, Adolescentes, Oficina pedagógica, Metodologia de ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho com filosofia para adolescentes que não está vinculada ao ensino tradicional da História da Filosofia. A experiência relatada fundamenta-se no diálogo filosófico, caracterizado pelo confronto entre diferentes lógos, valorizando a construção coletiva de conceitos, o respeito, o direito à livre expressão e a não aceitação de pensamentos pela imposição. A metodologia de oficinas visa a uma reflexão filosófica do adolescente sobre seu papel social e sua condição de sujeito histórico, reflexão esta suscitada por atividades sensibilizadoras e materializadas em práticas de construção coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lana de Carvalho

Doutor em Psicologia pela Universidade Lumière Lyon II com pós-doutorado pela Universidade de Paris IV (Sorbonne, FMSH/CNRS), é atualmente bolsista FAPEMIG de Pós-Doutorado Júnior no Instituto de Psicologia da UFU.

Luí­s Gustavo Guadalupe Silveira, UFU

Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde é professor substituto do Departamento de Filosofia.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. A aula como uma questão filosófica. Cadernos de Estudos Filosóficos, v. 2, p. 13-22, 2006. Disponí­vel em:
< http://www.scribd.com/doc/6654969/ >. Acesso em: 20 abr. 2010.

FLEIG, Mario; SANTOS, Vanice dos. Pensando a Filosofia e seu ensino nas trilhas de Martin Heidegger. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, I., 2003, Santa Maria. Anais. Santa Maria: UFSM, 2003. Disponí­vel em: < http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/pensandoafil.rtf >. Acesso em: 3 mar. 2010.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O Ensino da Filosofia e o Papel do Professor-Filósofo em Hegel. Trans/Form/Ação, v. 31, n. 2, p. 153-166. São Paulo, 2008. Disponí­vel em: < http://www.scielo.br/pdf/trans/v31n2/09.pdf >. Acesso em: 19 fev. 2010.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. Heidegger e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores e Educação).

KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina; RIBEIRO, Álvaro. (Orgs.). Filosofia na Escola Pública. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 5. (Filosofia na Escola).

NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo. Ensinar filosofia: uma conversa sobre aprender a aprender. São Paulo: Papirus, 2007.

SILVA, Allyne Thaí­s da et al. Prática de ensino: oficina pedagógica de filosofia
para o ensino médio. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO, 2007, Cascavel. Trabalhos. Cascavel: UNIOESTE, 2007. Disponí­vel em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/13%20Prat.%20Jocely.pdf >. Acesso em: 17 set. 2009.

SILVEIRA, Maria Neusa G.; CARVALHO, Conceição A. de. Oficinas de Redação Criativa. Lavras, 2000. (Não Publicado).

SIRONI, C. L. R. O movimento "ENA" sob o olhar de um de seus idealizadores. Campinas: Unicamp-FE, GEISH; Lavras: UFLA, 1997.

VIEIRA, A. M.; RIZOTTO, D. C.; CARLETO, E. A.; GONÇALVES, S. A. S. Oficinas Pedagógicas: uma estratégia para o trabalho interdisciplinar. Jornal do PROCAP – Fase Escola Sagarana, ago. 2002. Belo Horizonte: Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, 2002. Coluna de fundamentos, p. 8.

Bibliografia adicional

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 5. ed. Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1995.

HEGEL, G. W. Friedrich. Introdução à História da Filosofia. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 387-400. (Coleção Os Pensadores).

KOHAN, Walter Omar; WALKSMAN, Vera. (Orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. Petrópolis: Vozes, 1998. v. 2. (Filosofia na Escola).

KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David. (Orgs.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. v. 3. (Filosofia na Escola).

KOHAN, Walter Omar. (Org.). Polí­ticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

PAVIANI, Jayme. Platão e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores e Educação).

PLATíO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 20-22. (Coleção Os Pensadores).

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

CARVALHO, L. L. de; SILVEIRA, L. G. G. . Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 22–32, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO