PEIRCE, Charles Sanders. Leis da natureza.

Autores

  • José Renato Salatiel PUC-SP

Palavras-chave:

Peirce, Leis da natureza

Resumo

A importância do artigo "Leis da natureza", que o filósofo norte-americano Charles Sanders Peirce (1839-1914) nunca chegou a publicar em vida, está na clara formulação de um conceito de lei que atende a um viés realista, contraposto a doutrinas nominalistas de quem ele era crí­tico atento, e que se mostra absolutamente afinado com a ciência contemporânea. Peirce, mais conhecido como fundador do pragmatismo clássico e da moderna teoria dos signos (a semiótica) foi, além de filósofo, um importante cientista. Praticamente seu único trabalho regular foi na US Coast and Geodetic Survey (atual National Geodetic Survey), órgão governamental de mapeamento, onde chefiou equipes de pesquisas em experimentos em gravidade e com pêndulos por mais de três décadas. Ele publicou importantes trabalhos em geodésia e astronomia, incluindo seu primeiro livro, Photometric researchs (1878)i, resultado de pesquisas realizadas no Observatório de Harvard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Renato Salatiel, PUC-SP

Doutor em Filosofia pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Centro de Estudos do Pragmatismo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

SALATIEL, J. R. PEIRCE, Charles Sanders. Leis da natureza. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 133–146, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1765. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

TRADUÇÃO