Sociedade pós-tradicional e a não-naturalidade da cultura:

em torno à modernidade polí­tica

Auteurs

  • Leno Francisco Danner UNIR

Mots-clés :

Modernidade polí­tica, direitos individuais fundamentais, esfera pública, esfera privada

Résumé

O presente texto procura refletir sobre a idéia de que a sociedade moderna, a partir da ênfase nos direitos individuais fundamentais, põe por terra a concepção clássica de sociedade, entendida enquanto comunidade natural ou comunidade de cultura. A recusa, por parte da modernidade polí­tica, da idéia de uma totalidade cultural enquanto garantindo não apenas a identidade social, mas também a naturalidade das instituições e das relações de poder e de domí­nio por elas (as instituições) legitimadas aponta para o fato de que o poder polí­tico, nessa mesma modernidade polí­tica, somente tem sentido na medida em que se funda naqueles direitos individuais fundamentais, que pressupõem também uma esfera privada individual irredutí­vel í s ingerências externas. E, nesse sentido, empurra a cultura e a religião para a esfera privada, para uma questão de escolha individual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Leno Francisco Danner, UNIR

Doutor em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PURS). Professor de Filosofia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Références

ARISTÓTELES. Polí­tica. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch e Baby Abrão. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

HOBBES, T. Leviatã, ou matéria e forma de um poder eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

HUME, D. Investigação acerca do entendimento humano. Trad. Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

KANT, I. Prolegômenos. In: KANT, I. Crí­tica da razão pura e outros textos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 99-193.

KANT, I. Resposta à Pergunta: "o que é o esclarecimento?". In: KANT, I. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2002.

KANT, I. A metafí­sica dos costumes; A doutrina do Direito; A doutrina da virtude. Trad. Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2003.

KANT, I. Crí­tica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos. Trad. Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrópolis: Vozes, 2001.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. de Alex Marins. São Paulo: M. Claret, 2004.

MONTESQUIEU, C.-L. de S., Barão de. O espí­rito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

NIETZSCHE, F. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2008.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita Maria Rí­moli Esteves. São Paulo: M. Fontes, 2002.

ROUSSEAU, J.-J.. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

SMITH, A. A riqueza das nações. Trad. e anot. Teodora Cardoso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999. Vol. I.

WEBER, M. A ética protestante e o "espí­rito" do capitalismo. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Téléchargements

Publiée

2020-05-08

Comment citer

DANNER, Leno Francisco. Sociedade pós-tradicional e a não-naturalidade da cultura: : em torno à modernidade polí­tica. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 21–36, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1769. Acesso em: 8 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO